Geral

Atletas paraolímpicos recebem cadeiras especiais para basquete

11/12/2018
Atletas paraolímpicos recebem cadeiras especiais para basquete
São cinco contra cinco dentro da quadra, a bola de basquete passando de mão em mão e as cadeiras de rodas novinhas como se desfilassem por entre os dribles. Os jogadores sorriem e competem, comemoram o equipamento novo e de alta qualidade.
Foi isso o que o Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), proporcionou a seus atletas, nesta segunda-feira, 10, em solenidade na Vila Olímpica Albano Franco, no bairro da Cambona, em Maceió.
Com 12 novas cadeiras de rodas especiais, doadas pela Semudh, os jogadores de basquete do Sesi subiram um novo patamar. Atleta da seleção alagoana e seleção Norte e Nordeste, Carlos Antônio Guedes agradeceu a valorização daquele esporte que, para ele, foi um recomeço após o acidente que sofreu há doze anos.
“Desde que chegamos no Sesi, fomos acolhidos e soubemos que poderíamos contar com todo mundo aqui, que nos dariam uma força. O professor Pablo [Lucini], que nos ajuda sempre, é um paizão para mim”, agradeceu.
O presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, defendeu o esporte como um mecanismo para uma vida mais fácil. Ele cumprimentou os jogadores um a um e recebeu uma bola de basquete como homenagem. “Quero parabenizar aos atletas paralímpicos, pela força, pela dedicação ao esporte, porque apesar de estarem aí numa cadeira, lutam, jogam, fazem suas vidas terem um sentido”, disse o empresário.
A secretária da Mulher e Direitos Humanos, Maria José da Silva, agradeceu a parceria com o Sesi, afirmando que pretende continuar em contato com a entidade, para melhorar a condição de vida dos alagoanos. No evento, ela e o presidente da Fiea assinaram o termo de acordo para a doação das cadeiras.
Antes do amistoso de estreia das cadeiras de rodas, o professor Pablo Lucini também deixou uma mensagem de agradecimento para todos os presentes. Ele é um dos responsáveis pelos times especiais do Sesi e acompanha os atletas há vários anos.
Também estiveram na solenidade a deputada federal Rosinha da Adefal, o superintendente executivo do Sesi e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, a diretora de Marketing e SSI, Cláudia Piatti, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jorge Porto, o superintendente de Políticas para Pessoas com Deficiência da Semudh, Gino César Meneses, o coordenador de vida saudável do Sesi, Eduardo Andrade, colaboradores do Sesi e familiares dos atletas.