Geral

Circuito de corrida SESI reúne mais de 3 mil atletas em Maceió e premia vencedores

19/11/2018
Circuito de corrida SESI reúne mais de 3 mil atletas em Maceió e premia vencedores

A brisa das primeiras horas da manhã deste domingo (18) na orla marítima da capital alagoana trouxe o clima perfeito para reforçar a disposição de mais de três mil atletas que participaram da 6ª Edição do Circuito de Corrida Sesi – Etapa Maceió. O evento reuniu atletas amadores e de alto rendimento, vindos de diversos estados da federação, incentivados pelo SESI com a entrega de R$ 35 mil em premiações.

Eduardo Andrade Filho, coordenador de Vida Saudável do SESI Alagoas, ressaltou que o sucesso do evento foi evidenciado através do recorde de mais de 1.500 trabalhadores da indústria alagoana inscritos gratuitamente, em resposta ao estímulo à prática esportiva, no evento que premiou do 1º ao 5º colocado nas provas masculinas e femininas de 5 km e 10 km.

Ele ainda destacou que o SESI Alagoas promoveu o incentivo aos Direitos das Pessoas com Deficiência, ao inscrever 100 atletas com necessidades especiais e cadeirantes.

“Foi um saldo muito positivo. Os corredores gostaram que trouxemos a prova para o período da manhã, que se adequa ao hábito da turma que corre logo cedo. E também elogiaram o circuito, que foi dinâmico, com curvas, ida e volta, e o vento contribuindo ao longo do percurso com largada e chegada em Jaraguá, passando pela Pajuçara. E ainda garantimos um momento de descontração e lazer, antes e após a corrida”, disse o representante do SESI.

A primeira colocada na prova dos 5 km geral feminino foi a atleta de Fortaleza (CE) Aline Prudêncio de Freitas, que comemorou sua conquista lembrando de como o esporte mudou sua vida, através de um projeto social em Fortaleza (CE), que a levou a se dedicar mais aos estudos e a obedecer aos seus pais, até ser uma das melhores atletas profissionais da atualidade. Aline ainda ressaltou a iniciativa de incentivar os industriários a praticar esportes.

“É muito importante a iniciativa do SESI de atrair o trabalhador para a corrida de rua. Fazer qualquer esporte é muito importante, porque a gente sabe que é muito crítica a questão das doenças e a gente ver o pessoal buscando saúde é muito importante. E quem faz o Circuito de Corrida SESI também faz as provas para as pessoas em geral. Isso é gratificante”, disse a atleta cearense.

Atleta olímpica nos Jogos de Pequim 2008, a alagoana Marily dos Santos foi a segunda colocada na prova dos 5 km e deseja que o Circuito de Corrida SESI mantenha a prova anualmente.

“Você vê pessoas que não eram atletas e já estão botando o tênis, sem se importar se é da elite ou amador. A festa quem faz são os amadores. O clima estava favorável e a organização está de parabéns. E agradeço a Deus pela minha segunda colocação. Pois não sou imbatível e há três dias que corri outra prova de meia maratona aqui em Maceió”, disse Marily.

O campeão da categoria dos 5 km para industriário masculino foi Cristiano Grigório da Silva, 43, que trabalha como gari na Ciano Soluções Ambientais e disse que “deu vapor” no trecho de 23 km de coleta de lixo na noite anterior à prova, para largar cedo, descansar mais um pouco, a fim de repetir a performance do ano passado e conquistar o bicampeonato da prova.

“A gente não é atleta profissional, mas batalha para conseguir o lugar mais alto no pódio. Deus me abençoou e consegui ser bicampeão. O SESI está dando oportunidade para nós, trabalhadores, sermos atletas de verdade. Está de parabéns o SESI. Muito de parabéns mesmo; organização e tudo”, disse Cristiano Grigório.

Quem também foi campeã consecutiva, mas ampliando o percurso de 5 km do ano passado para o de 10 km nesta edição do circuito foi a pernambucana Mirian Franco da Silva, de Garanhuns (PE), que é incentivada pelo Cruzeiro de Minas Gerais.

“Está de parabéns o SESI por essa iniciativa de todos os anos fazer essa prova, aqui e em outras capitais. E é muito gratificante ter um bom resultado”, disse Mirian.

SAÚDE E INCLUSÃO

A presença de 100 atletas com necessidades especiais entre os corredores da Etapa Maceió foi um recorde, fruto do projeto do próprio SESI Alagoas para inclusão dessas pessoas com deficiências.

Pablo Lucini, que coordena a política do SESI voltada ao incentivo ao esporte para pessoas com deficiência, ressaltou que a iniciativa valoriza, motiva e incentiva a caminhada para a inclusão social. E lembrou que esta é uma das ações do trabalho que o SESI promove há 15 anos em Alagoas.

“Estamos no caminho certo. A ideia nossa não foi fazer uma corrida, mas uma caminhada da superação de cada um. Nunca houve aqui em Maceió uma quantidade tão grande, de pessoas cadeirantes, surdas, com deficiência intelectual, com microcefalia e contamos um número expressivo, à altura do que vem fazendo o SESI”, disse Lucini.

A inclusão social também atrai atletas da melhor idade, como o casal sexagenário Herli Carlos, 68, e Rosa Vieira, 67. Ele funcionário público e ela aposentada, o casal iniciou as caminhadas há pouco mais de um ano e o Circuito de Corridas Sesi foi sua quarta prova, desde a mudança de vida.

“Estamos juntos, fazendo 10% de caminhada e 5% de corrida, entre os exercícios iniciados. Futuramente, pretendemos chegar aos 10 km. É uma motivação para manter a vida saudável e, principalmente, uma forma de você desestressar o dia a dia. Aqui, a gente reencontra amigos. E estou muito feliz. Gostei da estrutura do SESI. Estão de parabéns e participarei dos próximos circuitos”, disse o senhor Herli, depois de cruzar a linha de chegada correndo ao lado da dona Rosa, sob aplausos.

As próximas etapas do Circuito de Corrida Sesi serão realizadas em Fortaleza(CE), no próximo dia 02 de dezembro; e em Recife (PE), em 09 de dezembro. Mais informações no site www.circuitosesi.com.br.

Veja a lista dos campeões:

Vencedores 10KM Geral Masculino

1º Gleison da Silva Santos

2º Antonio Carlos de Jesus Borges

3º Marcos Antonio Pereira

4º Jair José da Silva

5º José Nilson de Jesus

Vencedoras 10KM Geral Feminino

1ª Mirian Franco da Silva

2ª Mycaellen Pricilla de Oliveira Silva

3ª Marina Gomes Marçal

4ª Eliene Florêncio

5ª Claudice de Lira Santos

Vencedores 5KM Geral Masculino

1º Ubiratan José dos Santos

2º José Márcio Leão

3º Gilmar de Oliveira Silva

4º João Marcos Santos Ferreira

5º Justino Pedro da Silva

Vencedoras 5KM Geral Feminino

1ª Aline Prudêncio de Freitas

2ª Marily dos Santos

3ª Maria de Lourdes Ferreira de Souza

4ª Adriana Teodosio Gonsalves

5ª Mary Emanuely da Costa Oliveira

Vencedores 10KM Industriário Masculino

1º Ronaldo Menezes Romão

2º Benedito Vieira da Silva

3º Julio Cesar da Silva Rocha

4º Willams Correia Marinho

5º Luiz Paulo Matos

Vencedoras 10KM Industriário Feminino

1ª Elizete Barbosa de Oliveira Souza

2º Isa Danielly Torres Fernandes Gonsalves

Vencedores 5KM Industriário Masculino

1º Cristiano Grigório da Silva

2º Alexandro dos Santos Oliveira

3º Clebson João da Silva

4º Fagner Emmanuel Silva dos Santos

5º Jones Viana de Lima