Geral

Maceió recebe maior evento de bicicleta do Nordeste no feriadão

31/10/2018
Maceió recebe maior evento de bicicleta do Nordeste no feriadão

A capital alagoana sediará o maior evento de bicicleta do Nordeste no próximo feriadão. A partir de sexta-feira (2), Maceió recebe ciclistas de vários estados brasileiros na 3ª edição do Fnebici (Fórum Nordestino da Bicicleta). Organizado voluntariamente e com financiamento coletivo entre os ciclistas, o fórum é gratuito e aberto à participação de qualquer pessoa interessada no tema.

A partir do tema central “Cidade colaborativa”, a programação inclui palestras, rodas de discussão, oficinas, intervenções urbanas e outras atividades sobre a bicicleta enquanto meio de locomoção urbana. Outros temas também serão abordados, como diversidades, urbanismo tático, cicloturismo, incidência pública na política, arquitetura de base social além de ações esportivas como a corrida urbana alleycat.

“É uma oportunidade inédita que Maceió tem de se voltar para o debate sobre mobilidade urbana sustentável. Nas duas primeiras edições, o fórum conseguiu promover uma integração muito produtiva dos ciclistas da região, que agora vai se repetir na nossa cidade. Esperamos que os debates e a visibilidade do evento estimulem a prefeitura e outros órgãos públicos a discutir o tema com seriedade”, avalia a ciclista Juliana Agra, membro do Ciclomobi (Coletivo de Ciclistas Urbanos de Maceió).

O evento será realizado de 2 a 4 de novembro, com a maior parte da programação no Sindicato dos Bancários, centro de Maceió. Mas no domingo (4), as atividades serão realizadas na Praça da Faculdade e na orla lagunar, dentro da programação do projeto “Mundaú Lagoa Aberta”.

O Fnebici é uma iniciativa das associações cicloativistas da região Nordeste: Ameciclo, de Recife/PE; Ciclovida, Ciclanas e Projeto Ciclo, de Fortaleza e Juazeiro do Norte/CE; Mobicidade e LaFrida, de Salvador/BA; Ciclourbano e FixAju, de Aracaju/SE; Ciclismo Feminista, de Natal/RN; Reocupa e Pedal das Minas, de São Luís/MA; Cidade Bike e Novos Urbanos, de João Pessoa e Campina Grande/PB; e o Ciclomobi, que recepciona o evento em 2018 em Maceió. Além disso, conta com o apoio da UCB (União de Ciclistas do Brasil) e do projeto Bike Anjo de diversas cidades nordestinas.
 
Sobre o Ciclomobi
O Ciclomobi promove a utilização da bicicleta e outros meios de locomoção não motorizados em Maceió, juntamente com o transporte coletivo, visando construir uma cidade mais humana, eficiente e menos poluente. O coletivo atua realizando campanhas educativas e gerando dados relevantes sobre o uso da bicicleta na capital e também cobrando do poder público ações em prol da mobilidade urbana. Também promove debates e apoia bicicletadas.

PROGRAMAÇÃO FNEBICI 2018 – MACEIÓ-AL

02/11 – SEXTA-FEIRA

[Manhã]

Atividade de integração e dinâmica de Acolhimento

LOCAL: Auditório Sindicato dos Bancários

[Tarde]

14h Abertura oficial

14h30 Debate Horizontal TEMA: Colaboração e Resistencia: Desafios para 2019

16h Debate Horizontal TEMA: Poder público e os desafios para a construção de cidades colaborativas

LOCAL: Auditório Sindicato dos Bancários

[Noite]

Bicicletada

03/11 – SÁBADO

[Manhã]

9h – 12h Bate papo – Cicloviagem: troca de experiências e tira dúvidas

LOCAL: Auditório Sindicato dos Bancários

9h – 12h Workshop de aplicação Ideciclo – Avaliação da Ciclovia da Orla

LOCAL:  RUA / Saída na frente dos Sindicato do Bancários

[Tarde]

14h Debate Horizontal: TEMA: Segurança nas redes sociais e autocuidado em tempos opressores

16h Debate Horizontal: Papel das Mulheres e LGBTQI+’S na construção de cidades colaborativas e seguras

LOCAL: Auditório Sindicato dos Bancários

[Noite]

18h Pedal cultural pela cidade

18h Corrida Alleycat

04/11 – DOMINGO

[Manhã]

10h Assembleia do FNEBici

LOCAL: Praça da Faculdade

[Tarde]

14h às 19h – “Mundaú Lagoa Aberta”, com a intervenção na praça do Monumento ao Milênio e Escolinha Bike do Itaú.

Oficina de mecânica colaborativa

Oficina de stencil, adesivagem e lambes

LOCAL: Orla lagunar