Geral

Pesquisa estuda ação dos agrotóxicos na saúde dos produtores de hortaliças

04/09/2018
Pesquisa estuda ação dos agrotóxicos na saúde dos produtores de hortaliças

O município recebeu, nesta segunda-feira (3), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), professoras do Centro Universitário Cesmac, para a apresentação de uma pesquisa desenvolvida em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), sobre a avaliação da ação dos agrotóxicos no homem e no ambiente, com enfoque na horticultura.

O objetivo da pesquisa, que foi aplicada nas associações de agricultores de hortaliças de Arapiraca, São Sebastião e Limoeiro de Anadia, é de avaliar a ação do agrotóxico na saúde dos produtores do agreste alagoano e sua presença no meio ambiente, comparando os sistemas convencional e orgânico de produção.

A pesquisa, coordenada pela professora dra. Aldenir Feitosa, foi apresentada na presença de representantes dos municípios envolvidos, a exemplo do secretário de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães. Entre os dados apresentados: principais culturas, agrotóxicos mais utilizados, processo de produção agrícola, condições de saúde dos trabalhadores, análise de parâmetros bioquímicos, níveis de intoxicação e efeitos, a exemplo de alterações renal e hepática nos agricultores avaliados.

Para a coordenadora, o papel da pesquisa, que contou com as parcerias da Embrapa, Uncisal, Fal e Ufal, é apontar dados. E a apresentação deles tem o propósito de despertar a atenção para que medidas sejam pensadas em conjunto com os municípios avaliados e órgãos do Estado. Uma das informações destacadas foi a de que cerca de 43% dos agricultores pesquisados, no período da cultura, apresentaram índices de intoxicação.

Para a coordenadora de Saúde do Trabalhador, Janyne Araújo, a pesquisa possibilita o pensar sobre de que maneira o município, através do serviço prestado pelas Unidades Básicas de Saúde, pode melhor atender a esses trabalhadores que chegam com sintomas de intoxicação por agrotóxicos.