Geral

Paulista vence, em Maceió, seletiva para competição de profissões na Rússia

24/08/2018
Paulista vence, em Maceió, seletiva para competição de profissões na Rússia

24.08.18 - Premiação Seletiva (WM) (35)

Aluna da Escola Senai Antônio Devisate, de São José do Rio Preto-SP, Carla Caroline Santana da Cunha venceu a seletiva, na ocupação Joalheria, da maior competição de educação profissional do mundo, a Worldskills 2019, que será disputada em Kazan, na Rússia.

A solenidade de premiação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, na unidade do Senai/Poço, em Maceió, onde as provas foram realizadas durante a semana. O segundo lugar ficou com Victor Iglesias, do Rio de Janeiro, e o terceiro com Adryan Everton Corrêa Pereira da Silva, de Minas Gerais.

Durante a seletiva, os jovens de quatro estados – São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro – foram desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho da profissão que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade.

E, ao final, a jovem paulista de 19 anos foi só emoção. “Alagoas recebeu a gente de braços abertos, o pessoal muito atencioso e caloroso, o Senai daqui é maravilhoso! É incrível representar o nosso estado em outro estado e poder levar um grande prêmio”, disse Carla, que agora vai ampliar, ainda mais, a dedicação aos treinamentos.

“Agora é focar, [porque] talvez tenha a prova de desempate, entre o primeiro e segundo lugar e a gente agora tem que treinar mais pesado para, na segunda prova, ganhar novamente e, depois… Rússia!”, afirmou. Ela está na área de Joalheria há quatros e muito feliz na ocupação que escolheu. “Agora, não é nenhuma hipótese, é para o resto da vida”, disse, ao responder sobre o que quer para o futuro.

Durante a solenidade de premiação, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Carlos Alberto Pacheco Paes, ressaltou que, além da competição, a formação que o Senai proporciona aos estudantes é muito importante.
“Esses garotos saem daqui diferentes e eles deixam um legado para a gente, numa ocupação que não temos em Alagoas, mas que pretendemos implantar. Estamos entregando o que tem de melhor para a Indústria e isso nos deixa muito satisfeitos. Com isso, estamos cumprindo a nossa missão”, destacou.

As seletivas para a WorldSkills 2019 estão sendo realizadas em 28 cidades brasileiras, envolvendo 342 competidores de todos os Estados, que disputam vagas em 45 ocupações. Os melhores representarão o Brasil no mundial da Rússia.