Geral

Correndo para o sucesso: entenda o projeto voltado para o melhoramento cognitivo através da corrida

07/05/2018
Correndo para o sucesso: entenda o projeto voltado para o melhoramento cognitivo através da corrida

a6668782-874d-4914-96ee-e01dbe9469a7

Você sabia que a atividade física pode ser uma forte aliada no rendimento escolar? Estudos comprovam que o exercício físico está diretamente ligado à inteligência, já que a movimentação do corpo faz o cérebro trabalhar melhor. Pensando nisso, o professor de Educação Física do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, Maurício Ricardy, trouxe mais um projeto de ensino para o campus: o “Correndo para o Sucesso”.

As atividades terão início nesta segunda-feira, 07, e serão destinadas aos alunos que queiram aliar a corrida ao seu desempenho escolar. “O objetivo é trazer atividade física para os alunos, através de corridas ou caminhadas, a fim de que haja um melhoramento cognitivo destes em sala de aula. Quando fazemos exercícios, a oxigenação do cérebro aumenta, devido a um aumento, também, dos batimentos cardíacos e da circulação sanguínea, o que acarreta um melhoramento da memória”, explica o docente.

Além disso, durante as práticas esportivas são liberadas substâncias como a serotonina e a endorfina. “Estando mais relaxado, o atleta terá predisposição a aprender mais e a corrida ajuda neste sentido, já que libera a endorfina, que regula emoções; e a serotonina, responsável por combater o stress e a depressão”, diz Maurício.

Quem tiver interesse, basta procurar Maurício, na pista de atletismo, às segundas, quartas e sextas-feiras. Os alunos terão dois horários como opção: 7h30 e 16h30, a depender do turno de aulas. Durante as últimas semanas, os murais do campus foram preenchidos com curiosidades acerca do ato de correr, chamando a atenção dos discentes: “A atividade física melhora a concentração, memória, aprendizagem, e estimula o nascimento de neurônios” e “A corrida reconecta a rede neural de células granulares adultas”, ambas citações da pesquisadora Van Praag H.

O aluno que tiver um bom desempenho, caso deseje, poderá migrar para o Clube de Corrida do campus (projeto voltado para participação em corridas de rua), que também é uma inciativa de Maurício. “Os treinos serão prescritos de forma individualizada sempre respeitando o limite de cada um. É claro que nosso intuito será o de melhorar cada vez mais esse ritmo. Se percebermos que o aluno tem predisposição a ser atleta e se for da vontade dele, faremos a migração para o Clube de Corrida”, ressalta.

As vagas para o “Correndo para o Sucesso” são ilimitadas. Para participar, é só ir até a pista de atletismo com a vestimenta adequada nos dias e horários indicados e fazer um teste inicial de 40 minutos de corrida ou caminhada. Além de trazer benefícios cognitivos, a corrida retarda o envelhecimento; controla o peso; reduz o risco de doenças cardíacas, Diabetes do tipo II, certos tipos de Câncer e atua no tratamento do Alzheimer.

correr