Alagoas

Marx Beltrão participa da inauguração do Ifal em Coruripe

24/04/2018
Marx Beltrão participa da inauguração do Ifal em Coruripe
Fotos: Raul PlácidoNovo campus traz oportunidade de formação profissional para quem busca qualificação na região Sul

Novo campus do município traz oportunidade de formação profissional para quem busca qualificação na região Sul de Alagoas

Unidade do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é entregue em Coruripe. O espaço contempla 12 salas, 15 laboratórios, além de outros equipamentos e toda infraestrutura para aulas práticas e teóricas visando a excelência na qualidade de ensino. Hoje são cerca 300 alunos que estão estudando na unidade e terá capacidade para receber 1.500 alunos no ensino técnico. O deputado federal Marx Beltrão (PSD) iniciou à luta do campus quando prefeito de Coruripe. Os investimentos somam cerca de R$ 15 milhões.

“Um sonho iniciado quando fui prefeito do município. A unidade vai atender a região sul do estado. Em Brasília pleiteamos pelos recursos para finalização do campus. Sou eternamente grato ao então ministro da Educação Mendonça Filho, que nos deu aporte para conclusão das obras. É uma realização levar expansão com qualidade de ensino e ajudar a formar profissionais qualificados para vagas no mercado de trabalho”, afirmou Marx.

De acordo com o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, a unidade Coruripe é a 16 ª entregue no Estado, sendo duas em lugares ainda alugados. “A expansão dos campi é um importante equipamento para educação. O instituto oferece cursos que capacitam e qualificam os jovens para o mercado de trabalho. A atuação do deputado federal Marx foi essencial para garantir a parte que cabe aos pleitos junto ao MEC para conclusão da unidade, assim como, demandas de outras localidades”, explicou Teixeira.

Marx Beltrão destaca que o centro de ensino trará desenvolvimento além de estruturar o sistema educacional da região. “É uma oportunidade de formação profissional que venho buscando há muitos anos para a região. Os estudantes da região sul não vão precisar mais se deslocar de grandes distâncias para ter acesso aos cursos. A unidade conta ainda com alunos de Maceió, Satuba e demais municípios próximos à região metropolitana. Estou realizado com essa conquista. É um grande avanço para o ensino e também para o mercado, com profissionais mais qualificados”, destacou.

Estrutura

O campus Coruripe dispõe de salas de aulas climatizadas e com recursos de áudio-visual, laboratórios de física, matemática, química e biologia, laboratórios de informática com equipamentos, cantina e refeitório, com cozinha industrial. Auditório com capacidade para mais de 200 pessoas, adaptado para portadores de necessidades especiais, salas climatizadas para os servidores técnico-administrativo e terceirizados, ginásio poliesportivo, biblioteca com plataforma inclusiva.

O novo prédio conta ainda com laboratórios especiais para os componentes técnicos com equipamentos, anfiteatro ao ar livre, campo de futebol society com grama natural, quadra de areia, amplo espaço para garagem e estacionamento.

A unidade atende atualmente aos cursos de soldagem e edificações. Estiveram presentes a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Neves, representando o ministro da Educação, Rossieli Soares, deputado estadual, João Beltrão, o prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão, a reitora da Ufal, Valéria Correia, o diretor geral do campus de Coruripe, José Roberto Alves, e demais autoridades.