Geral

Hospital Helvio Auto é destaque em projeto do Ministério da Saúde

25/04/2018
Hospital Helvio Auto é destaque em projeto do Ministério da Saúde

O trabalho do Hospital Escola Dr. Helvio Auto foi reconhecido entre os 20 melhores em liderança, na plenária colaborativa, nessa terça-feira (24), do Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde e acompanhado por cinco grandes instituições da área do país.

Hospital Helvio Auto foi o único hospital alagoano classificado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto Ascom HEHA

Hospital Helvio Auto foi o único hospital alagoano classificado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto Ascom HEHA

O Helvio Auto foi o único hospital alagoano classificado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto.

A unidade hospitalar alagoana é acompanhada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e dentre os 24 hospitais que o Albert Einstein presta consultoria, o Helvio Auto obteve o 12º lugar, de acordo com alguns critérios como: assiduidade aos encontros semanais e mensais com especialistas, realização das atividades, envio de relatórios, alimentação de dados e indicadores e evolução para implementação das mudanças.

Em relação ao reconhecimento de estar entre as 20 melhores lideranças do projeto em todo país, o líder do projeto no Hospital Helvio Auto, o fisioterapeuta Ângelo Roncalli, recebeu o título de “Liderança de Alto Impacto”, pela organização e sequenciamento dos trabalhos dentro dos mais altos padrões estabelecidos pelo Hospital Albert Einstein e Ministério da Saúde.

“Esse destaque que conseguimos é fruto da valorização do trabalho de uma equipe, que tem se dedicado em promover a melhoria na segurança de nossos pacientes da UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. O reconhecimento é amplificado se levarmos em conta que somos um hospital de especialidade distinta, e em comparação aos outros participantes, um hospital de menor porte, mas que pode implementar ações essenciais apenas pela mudança de cultura no modo de realização de algumas práticas”,  explicou Ângelo Roncalli, líder do projeto no HEHA.

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto está inserido no projeto pelo trabalho desenvolvido com a segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por meio de suporte técnico e práticas aplicadas no hospital. O trabalho pretende reduzir em até 50% algumas infecções comuns no ambiente de UTI em até três anos.

Além de Rita Rebelo, gerente-geral do HEHA e  Ângelo Roncalli, fisioterapeuta e líder do projeto, também fazem parte da equipe que viajou a São Paulo, a coordenadora de enfermagem da UTI, Natally Freitas, e o coordenador geral da UTI, médico Marcelo Malta.