Geral

Distribuição de gás natural é um dos temas de congresso da área científica em Maceió

12/04/2018
Distribuição de gás natural é um dos temas de congresso da área científica em Maceió

Sala de Controle Algas 04

Com apoio da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, o Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) promoverá, nos dias 14 e 15 de abril, o Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (Conecte), no auditório da Reitoria da instituição. Em sua décima edição, o evento é responsável pela disseminação de produção científica em engenharia do estado. Além de minicursos e apresentação de trabalhos científicos, o congresso também contará com palestras que abordarão temas diversos das áreas ligadas às engenharias.

O engenheiro da Algás, Zilberto Medeiros, participará do evento no próximo sábado (14), a partir das 10h30. Com o tema “Supervisão, Controle e Aquisição de Dados na Distribuição de Gás Natural”, a palestra do engenheiro mostrará o desenvolvimento e customização do Sistema de Supervisão, Controle e Aquisição de Dados (SCADA) da Companhia para distribuição de gás natural canalizado.

“As funcionalidades e os equipamentos monitorados, o tipo de comunicação utilizada e demais características de usabilidade do sistema SCADA serão alguns dos tópicos abordados. O modelo, desenvolvido e utilizado pela Algás, é fundamental para o acompanhamento de distribuição do combustível pela nossa Companhia”, conta Medeiros.

Ainda segundo o engenheiro, por ser a responsável por levar gás natural para consumo residencial, comercial, industrial e veicular em Alagoas, a Algás possui uma grande quantidade de tubulações e instalações subterrâneas em Maceió. “Desse modo, demanda-se um devido acompanhamento para melhor proveito do gás natural”, completa.

Para inscrições e mais informações sobre a programação da décima edição do Conecte, acesse conecte-al.com.br/.