Geral

Prefeitura e Hospital somam esforços e cirurgia em bebê é realizada, em Palmeira

01/03/2018
Prefeitura e Hospital somam esforços e cirurgia em bebê é realizada, em Palmeira

Um caso chamou a atenção, na semana passada, em Palmeira dos Índios, principalmente pela união de forças que foram imprescindíveis para promover o bem-estar e saúde a uma criança. Com apenas dois meses de vida, o pequeno Carlos Henrique sofria fortes dores devido a uma hérnia umbilical inguinal. Por determinação do prefeito Júlio Cezar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se deslocou nas primeiras horas da manhã do sábado (24), para a residência dos pais da criança, no bairro de São Francisco, pois o menino agonizava de dor. A Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e o Hospital Regional Santa Rita foram acionados e a criança foi submetida a uma cirurgia de urgência.

Apesar de ter poucos meses de vida, o bebê já tinha dado várias entradas no Hospital Geral do Estado (HGE), mas a cirurgia não acontecia. Os pais de Carlos Henrique, Lusiara de Melo e Márcio Antônio, viviam angustiados com o sofrimento do filho, que muitas vezes não conseguia dormir por causa da dor que sentia. “A gente levava ele para o HGE, o médico internava, passava um medicamento, mas depois o liberava, pois dizia que ele não tinha encaminhamento para a cirurgia. E vivíamos nesse sofrimento. Agradecemos o empenho do prefeito Júlio Cezar, que muito nos ajudou para que a cirurgia fosse realizada rapidamente e o nosso filho parasse de sofrer. Agradecemos, também, à equipe médica que atendeu e cuidou tão bem do nosso filho”, disse Lusiara de Melo.

O médico Sebastião Lessa Neto, responsável pela cirurgia do pequeno Carlos Henrique, explicou que a criança deu entrada na emergência do Hospital Santa Rita com uma hérnia umbilical inguinal encarcerada e sem condição de redução. Isso provocava as dores e o desconforto. “Fizemos uma cirurgia que precisou de uma anestesia geral, feita pela doutora Sandra de Almeida Lopes, com o apoio do pediatra neonatologista Adriano Cavalcante Belo. Fizemos a correção da hérnia e graças a Deus correu tudo bem. A criança está em casa, com a mãe, e também está sendo amamentada. Estamos sempre à disposição para o que pudermos servir à cidade de Palmeira dos Índios, e cidades vizinhas. Parabenizo o prefeito Júlio Cezar por sempre dar o suporte que esta instituição precisa”, destacou o cirurgião.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, foi preciso agir rápido para que o menino fosse submetido à cirurgia.  “Assim que tivemos consciência do caso, tomamos as nossas providências. A cirurgia foi feita com sucesso, a criança reagiu bem e toda a equipe envolvida no procedimento foi mobilizada pela vitória da vida. É impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer, como disse o Caetano Veloso. Foi feita uma grande ação para que o resultado fosse o melhor possível. O nosso governo tem compromisso com as crianças e o cuidado com as pessoas”, garantiu o prefeito

E para que todas as crianças tenham direito à saúde e à promoção social, o município de Palmeira dos Índios criou o Fórum Permanente Pacto pela vida. “No município, pactuamos uma série de compromissos de políticas públicas, entre outras, com o Unicef, para a garantia do Selo para Palmeira dos Índios. Essa é uma preocupação da nossa gestão, em cuidar das crianças e promover sempre o melhor para elas. Quero destacar  a humanidade, solidariedade, dedicação, desprendimento e o amor à profissão, acima de qualquer interesse, da equipe médica que atendeu o pequeno Carlos Henrique. São profissionais que salvam vidas pelo amor à profissão e respeito ao próximo. São mãos que fazem o bem”, ressaltou o prefeito.