Geral

Eletrobras Alagoas divulga Programa de Anticorrupção/Integridade para fornecedores

15/03/2018
Eletrobras Alagoas divulga Programa de Anticorrupção/Integridade para fornecedores

Com os escândalos de corrupção em empresas públicas e privadas, a palavra integridade tem sido tema recorrente nos últimos anos. A busca por normas de integridade, por estar em conformidade com as leis, aumentaram no país. Seguindo a tendência mundial, a Eletrobras Distribuição Alagoas tem sido pioneira ao realizar cada vez mais as ações de integridade na empresa com os colaboradores e fornecedores.

Como ação inovadora desenvolvida em 2018, a gerência ampliou a divulgação do Programa de Compliance existente na empresa desde 2015, disponibilizando as versões atualizadas do Código de Ética e Conduta e do Manual de Compliance para seus fornecedores. A ação segue recomendação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e tem a finalidade de diminuir o risco de corrupção e fraudes, bem como aumentar a capacidade de detecção e remediação das irregularidades que possam ocorrer.

A campanha teve um resultado bastante satisfatório junto aos fornecedores com contratos vigentes com a Distribuidora. “Parabenizamos a atitude da Eletrobras Alagoas em proporcionar que seus fornecedores tenham também envolvimento em suas ações de melhoramentos de práticas internas, buscando com isso um ambiente ético de negócios saudável, em um momento nacional de renovação de conceitos de convívio entre o poder público e o privado”. Declararam Gilmar Vitório e Marcos Lima, fornecedores da Eletrobras.

Para Ylmara Torres, gerente de Integridade da Eletrobras, as ações desenvolvidas e o feedback recebido pelos fornecedores mostram que a Empresa está no caminho certo na divulgação de boas práticas. “A ação surgiu com o propósito de informar e de mostrar aos públicos que esta é uma área cada vez mais fortalecida para a prática de valores éticos e promoção da integridade no ambiente institucional. É gratificante atuar na orientação do respeito às regras estabelecidas e auxiliar na tomada de decisões corretas”. Afirmou, Ylmara.

COMPLIANCE – O programa de Compliance visa incentivar os colaboradores da Empresa a praticar atitudes íntegras e em conformidade com as regras da Lei 12.846/2013. A Lei é regulamentada pelo decreto 8.420/2015 e prevê punição tanto para pessoas físicas como jurídicas envolvidas em práticas irregulares. Nela são tipificadas dois tipos de corrupção: a passiva, quando alguém recebe propina para beneficiar outrem e a ativa, quando alguém oferece propina para ser beneficiado.

Desde 2010, as empresas do Sistema Eletrobras trabalham de forma integrada e única com a utilização de um só Código de Ética. Fruto de uma realização conjunta, de um trabalho compartilhado e com o mesmo objetivo, o documento foi criado para unificar e sistematizar procedimentos que possam resultar em melhores práticas de comportamento por parte de todos os empregados.