Geral

Volume de chuvas em 2018 supera média histórica e beneficia agricultura arapiraquense

21/02/2018
Volume de chuvas em 2018 supera média histórica e beneficia agricultura arapiraquense

O volume acumulado de chuvas no período entre 1º de janeiro e 18 de fevereiro totaliza 116,5mm, quantidade que já supera a média histórica acumulada para o período, que é de 76,34 mm. As chuvas devem transformar a agricultura no investimento mais promissor do município de Arapiraca.

Durante o mês de janeiro o volume acumulado foi de 47,50mm e durante os primeiros dezoito dias deste mês já foram 69mm. Lembrando que um milímetro de chuva equivale a um litro de água acumulada sobre uma superfície de área igual a um metro quadrado.

Assim como ocorreu no ano passado, a agricultura familiar, principalmente o setor de hortaliças, será um dos mais beneficiados na região, uma vez que a irrigação depende exclusivamente dos poços artesianos e cacimbas, cujos níveis estarão mantidos com a elevação do lençol freático.

A notícia em torno do volume de chuvas no início do ano foi bem recebida pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Amaral, que aposta na pujança da agricultura da região, em especial na agricultura familiar.

“Assim como ocorreu em 2017, as chuvas deverão ser intensas neste ano, transformando a agricultura num dos negócios mais promissores de Arapiraca”, assegurou o secretário.