Cidades

Prefeitura de Campo Grande discute sobre implantação do Plano Municipal de Saúde

04/02/2018
Prefeitura de Campo Grande discute sobre implantação do Plano Municipal de Saúde
PMS Campo GRande (1)Gestores e técnicos da área de saúde de Campo Grande, no agreste alagoano, discutiram sobre a implantação e construção do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o quadriênio 2018-2021 no município.
O objetivo do PMS é a realização de uma análise situacional do município para identificação, formulação, priorização e análise dos problemas de saúde em seu território. Já a análise situacional é para permitir a identificação das necessidades de saúde e seus problemas para determinar prioridades das ações a serem inseridas no Plano.
A plenária ocorrida na Biblioteca Municipal reuniu o prefeito em exercício, Igor Higino (PRB), a secretária Municipal de Saúde (SMS), Maria Inês Correia; a secretária Municipal de Assistência Social (Semas), Kathyana Soares; a secretária Municipal de Educação (Semed), Greicy Mabelle Melo Lessa; além da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) representada pela coordenadora Kathleen Moura.
“O Plano Municipal de Saúde (PMS) é o resultado de um amplo processo de diálogo, caracterizado pelo esforço de fortalecimento do planejamento integrado da saúde. Além disso, vai identificar às necessidades de saúde da população em nosso município, como também, apresentar diretrizes, os objetivos e as metas para a gestão da saúde no período de 2018 a 2021. Essa discussão é importante para melhorar o atendimento na área de saúde em Campo Grande  “, explicou o prefeito Igor Higino.
O PMS está entre os quatro principais instrumentos do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), além do Relatório Anal de Gestão (RAG); Programação Anual de Saúde (PAS); e Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA).
O que é o PMS? 
O Plano Municipal de Saúde (PMS) é o instrumento que norteia todas as medidas e iniciativas para o cumprimento dos preceitos do SUS na esfera municipal, coerentes e devidamente expressadas nas Programações Anuais de Saúde tendo seus resultados avaliados nos Relatórios Anuais de Gestão com a participação e controle da comunidade a partir do Conselho Municipal de Saúde e da realização das Conferências Municipais de Saúde.
O PMS orienta a definição do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) consolidando como fundamental instrumento de planejamento.