Geral

Centro recebe ações da saúde em campanha pré-carnavalesca em Arapiraca

08/02/2018
Centro recebe ações da saúde em campanha pré-carnavalesca em Arapiraca
Entre as atividades da ação pré-carnavalesca, aferição da pressão arterial da população

Entre as atividades da ação pré-carnavalesca, aferição da pressão arterial da população

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), prevenção de acidentes e consequências do consumo de álcool e outras drogas estão entre os temas abordados em ações educativas realizadas pela prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal da Saúde, durante esta semana, período que antecede a festa carnavalesca.

A coordenação de Promoção à Saúde, executora da campanha pré-carnavalesca, organizou um cronograma de ações, que iniciou na última quarta-feira (31) e segue até o dia oito de fevereiro, em diferentes locais da cidade, a exemplo de praça, supermercados e postos de combustíveis. Nesta segunda-feira (5) a concentração aconteceu na praça Luís Pereira Lima.

De acordo com Fátima Ramalho, coordenadora de Promoção à Saúde, a escolha dos locais para a execução das ações é estratégica. Na lista, GBarbosa, praça Luís Pereira Lima, dia 5 , Atacadão (6), Posto Rodocenter (7) e Posto J Pinto (8). “Optamos por lugares onde há um grande fluxo de pessoas. Assim, conseguimos levar informações e serviços mais próximo da população”, explicou.

Durante as ações, além do temas abordados, a equipe da saúde ainda realiza distribuição de preservativos, brindes, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV/ Sífilis/ Hepatite B e C. E conta com a parceria da SMTT, Detran, Ceproal, CTA, Hemoar e SEST/SENAT.

José Vanderlei da Silva, 40, explicou que percebeu uma movimentação na praça e logo foi conferir do que se tratava. Aproveitou para renovar exames, receber informações sobre prevenção e cuidados com a saúde e a vida. E ainda ganhou brindes. “ Eu acho que essas ações são uma oportunidade para que a gente dê atenção a nossa saúde e valorize a vida”, declarou.