Cidades

Arapiraca: Médico portador de ELA recebe apoio de Teófilo

08/02/2018
Arapiraca: Médico portador de ELA recebe apoio de Teófilo
Objetivo da visita foi buscar apoio para a implantação de um  Polo Biotecnológico para pesquisa e tratamento de doenças raras em Alagoas.

Objetivo da visita foi buscar apoio para a implantação de um Polo Biotecnológico para pesquisa e tratamento de doenças raras em Alagoas.

O médico cardiologista Hemerson Casado Gama, que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), esteve com o prefeito Rogério Teófilo na última semana. O objetivo da visita foi buscar apoio para a implantação de um Polo Biotecnológico para pesquisa e tratamento de doenças raras em Alagoas.

Em caráter de urgência, o prefeito Rogério Teófilo determinou que a Secretaria Municipal de Saúde verificasse a possibilidade de alocação de recursos para ajudar na causa defendia pelo médico. A superintendente da Associação Dr. Hemerson Casado, Arley Almeida, explicou que já foram realizadas campanhas nas redes sociais,e apesar do apoio das entidades ligadas a área de saúde e dos políticos da bancada federal em Brasília, os recursos não são suficientes.

A ELA é uma doença rara que ainda não tem cura e que afeta os neurônios motores responsáveis pelos movimentos dos músculos do corpo. Desde que foi diagnosticado com a doença, em agosto de 2012, o médico tem percorrido o mundo buscando informações que possam ajudar os pacientes portadores da doença. A sobrevida média de um paciente portador de ELA é de 3 a 6 anos.

Quase seis anos após o diagnóstico, o médico já perdeu todos os movimentos musculares, inclusive os músculos que projetam a fala. Por meio de uma técnica usada pelo olhar, e com a ajuda de um tradutor, o médico sentado no próprio carro, agradeceu o apoio do prefeito Rogério Teófilo nessa luta para ajudar os pacientes portadores de ELA.

A visita do médico ao prefeito também foi acompanhada pelo oftalmologista André Valente; a jornalista Patrícia Pacífico e o radialista André Pepes, diretor do programa Saúde em Foco