Geral

Associação beneficia mais de 200 pacientes com aparelhos auditivos

19/01/2018
Associação beneficia mais de 200 pacientes com aparelhos auditivos
Em 2017, a AAPPE entregou, por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, 231 aparelhos auditivos.

Em 2017, a AAPPE entregou, por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, 231 aparelhos auditivos.

A busca por qualidade de vida não tem idade. Aos 91 anos, senhor Lourival Lopes, vai conseguir se comunicar melhor. Hoje, ele foi um dos pacientes da Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais – AAPPE, contemplado com um aparelho auditivo. Mas para chegar até aqui, o paciente passou por uma série de exames e uma triagem social.

Acompanhado do filho, Lourival, recebeu as primeiras orientações de como manusear o aparelho e agendou sua consulta com a equipe multidisciplinar que irá, com o paciente, fazer os primeiros testes no equipamento. “Espero que esse aparelhinho me ajude a viver mais e melhor”, destacou Lourival Lopes.

Em 2017, a AAPPE entregou, por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, 231 aparelhos auditivos. De acordo com Jesse Oliveira, responsável técnica da reabilitação auditiva da instituição, os pacientes apresentam perdas auditivas passam por uma avaliação médica minuciosa, depois são encaminhados para realizar exames.

“Acompanhamos o paciente desde primeira consulta até os ajustes do aparelho. Aqui, oferecemos exames técnicos como audiometria total, brainstem evoked response audiometry – mais conhecido como BERA, imitanciometria e as emissões otoacústicas. Depois dessa etapa, o paciente vai para triagem social, comprovada a necessidade do uso de aparelho auditivo ele é incluso na lista de espera do convênio”, informou Jesse Oliveira.

Todos os meses são selecionados pela AAPPE até vinte pacientes e a lista de espera só cresce. “Infelizmente não conseguimos atender toda a demanda. Mas é bom destacar que nossos pacientes fazem todo acompanhamento de adaptação e reabilitação na instituição”.

Além de atender a comunidade com a entrega de aparelhos auditivos, a AAPPE, assiste a comunidade com a entrega de cadeiras de rodas, próteses e órteses. Conheça outros projetos da instituição e colabore – [email protected].