Cidades

Missas e procissão marcam Festa da Imaculada em paróquias de Alagoas

07/12/2017
Missas e procissão marcam Festa da Imaculada em paróquias de Alagoas

A Arquidiocese de Maceió divulgou a programação da Festa da Imaculada Conceição, que será celebrada nesta sexta-feira (8), em algumas paróquias da capital e da Grande Maceió. O roteiro abrange os bairros do Clima Bom I, Cidade Universitária e Jacintinho, além dos municípios de Atalaia, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Capela, Marechal Deodoro e Jundiá.

Segundo informações repassadas pela Arquidiocese, os fiéis do Clima Bom I participam de missa solene às 9h e, às 16h, de outra celebração eucarística seguida da procissão. Já a Paróquia São Vicente de Paulo, no Graciliano Ramos, inicia a programação às 15h, com a Santa Missa, seguida da procissão com bênção e entronização das imagens, marcando o Ano Santo Mariano.

Por sua vez, na Paróquia Imaculada Conceição, no Jacintinho, haverá celebração da Santa Missa com o tema: “Com a Imaculada Conceição de Nossa Senhora a Palavra de Deus em nosso Coração”. Quem preside é o Monsenhor José Augusto.

Interior

O dia festivo também se estende a alguns municípios do interior do estado. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Atalaia, haverá a Pedalada da Imaculada, às 7h, seguida da Hora da Graça, às 11h, e da Santa Missa, às 15h30. Após a celebração, os fiéis seguem em procissão pelas ruas da cidade.

Já em Rio Largo, também na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o roteiro religioso começa às 6h, com uma queima de fogos e toque dos sinos na matriz e em todas as comunidades da paróquia. Às 9h, ocorre a Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, e, às 16h, outra celebração eucarística. Às 17h, procissão com a imagem da padroeira pelas principais ruas do município, encerrando-se com a bênção do Santíssimo Sacramento e Entronização da imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição no Altar-Mor da igreja matriz.

A Paróquia Santa Luzia de Siracusa, em Santa Luzia do Norte, também estará em festa. Os fiéis católicos vão participar da procissão com a imagem peregrina, às 18h, e, às 18h30, rezam a oração da Trezena de Santa Luzia. No município de Capela, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, haverá a celebração da Santa Missa. Já em Marechal Deodoro, a programação abrange missa solene, às 9h, e procissão, às 16h, seguida de outra missa. Jundiá é outra cidade a ser contemplada com as festividades da Imaculada. Às 05h30, haverá o Ofício da Imaculada Conceição. Já as 18h30, Procissão da Bandeira, seguida da Santa Missa.