Geral

Polícia Civil e Sefaz apreendem mais de um milhão de reais em produtos piratas

24/10/2017
Polícia Civil e Sefaz apreendem mais de um milhão de reais em produtos piratas
Apreensão

Apreensão

Uma operação da Polícia Civil com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apreendeu produtos como peças de roupas, perfumes, calçados, óculos e relógios sem nota fiscal e avaliados em mais de R$ 1 milhão de reais, nesta segunda-feira (23), armazenados dentro de um prédio com três pavimentos, no bairro de Chã da Jaqueira.

De acordo com Berenaldo Lessa, coordenador do GIDG (Grupo de Investigação da Delegacia Geral), a investigação da Polícia Civil descobriu que todos os pavimentos do prédio estavam abarrotados de produtos, chegando a aproximadamente 35 mil peças.

Na abordagem, o responsável pelo local apresentou notas fiscais da mercadoria, com valor total de R$ 50 mil reais e com a data de expedição do ano passado. Os agentes públicos constataram que havia mais mercadoria no local do que a registrada no documento.

O material foi apreendido e deve ser encaminhado ao pátio da Secretaria da Fazenda, em Jacarecica.

Toda a ação está sendo supervisionada pelo delegado Fabrício Nascimento, do Núcleo de Inteligência (NI), da Delegacia Geral da Polícia Civil, e também conta com a participação dos policiais da Oplit (Operação Policial Litorânea Integrada).

As peças estão sendo catalogadas por uma equipe de fiscais da Sefaz. Há produtos originais, mas a maioria é falsificada, de marcas mais renomadas e procuradas por consumidores exigentes. A multa para este caso deve ser em média de 302 mil reais.

A mercadoria está sendo contabilizada e averiguada pelos agentes envolvidos na operação, que também descobriram a comercialização de forma irregular, sem o pagamento dos impostos obrigatórios.

Os responsáveis pelo material apreendido podem responder por crime de falsificação de produtos de marcas famosas e por crime de sonegação fiscal.