Geral

Capital da Cultura de Alagoas realizará Semana Graciliano Ramos e I FliPalmeira

02/10/2017
Capital da Cultura de Alagoas realizará Semana Graciliano Ramos e I FliPalmeira
I Flipalmeira

I Flipalmeira

Palmeira dos Índios se prepara para sediar dois importantes eventos, neste mês de outubro, que vão reinserir de vez o município no calendário de eventos culturais do estado: a Semana Graciliano Ramos e a I Festa Literária de Palmeira dos Índios, a FliPalmeira. O intuito das duas programações é homenagear o escritor e ex-prefeito da cidade Graciliano, além de incentivar a leitura e fomentar a cultura no município. A programação contará, entre outras atrações, com shows dos pernambucanos Silvério Pessoa e Renato Bandeira e Som de Madeira, e palestra-show com Jessier Quirino.

O evento acontecerá de 25 a 28 de outubro e foi desenhado para se tornar uma festa celebrada anualmente, quando constarão mesas de debates, palestras, peças teatrais, oficinas e saraus literários, enriquecidos por apresentações de diversos segmentos culturais: shows musicais, feiras de livro e cultura, cinema, seresta, folclore, concerto de música clássica, exposição de pintura e fotografia, para extrapolar os espaços centrais do auditório e do corredor cultural e contagiar as escolas, ruas da cidade, feiras e bairros periféricos.

Além de Graciliano Ramos, outro escritor alagoano, o palmeirense Ivan Barros, também será homenageado na festa. Ele é escritor, fundador do jornal “Tribuna do Sertão”, autor de quase 30 livros e muito tem contribuído para a efervescência literária local. Serão três dias de programação gratuita com a presença de autores renomados no estado e do sul do país, realização de shows, apresentações musicais, teatrais, contadores de histórias, folclore, cordel, entre outros, e que tornará Palmeira uma grande vitrine no estado.

A I FliPalmeira faz parte de um projeto de política de incentivo à leitura, com resultados concretos, para que se prolonguem e sejam constantes as atividades literárias nas escolas e comunidades, além de contribuir para o hábito da leitura e, mais ainda, para o prazer de ler. “A I FliPalmeira é uma ação transformadora e revolucionária, que eleva a autoestima e produz a redução do analfabetismo, numa perspectiva de melhoria do ser humano e de sua qualidade de vida. Já a Semana Graciliano Ramos vem contemplar em sua programação a FliPalmeira, com o objetivo de homenagear o escritor e ex-prefeito de Palmeira dos Índios Graciliano Ramos, além de incentivar a leitura e a cultura do município”, explicou a secretária de Cultura de Palmeira dos Índios Isvânia Marques.

Com histórica tradição cultural, Palmeira dos Índios é um campo fecundo para a prática da leitura, além de ser um polo irradiador regional. “Assim, a Festa Literária e a Semana Graciliano Ramos estão comprometidas com este objetivo, além de estar de olhos postos em um futuro, não muito distante, como cidade leitora. Serão três dias de programação gratuita e uma noite com a presença de autores renomados, com a realização de shows, apresentações musicais e teatrais, entre outras atrações. Será um momento inesquecível, quando Palmeira se tornará vitrine e voltará, de vez, a fazer parte da agenda cultural de Alagoas. Estão todos convidados”, finalizou o prefeito.

Confira a programação completa da Semana Graciliano Ramos e I Festa Literária de Palmeira dos Índios (FliPalmeira)

PROGRAMAÇÃO:

QUARTA-FEIRA – 25/10 (19h às 22h)
RECEPÇÃO: CORREDOR MESTRE GRAÇA

.Orquestra Filarmônica “Aconchego” (Marechal Deodoro – AL)

SOLENIDADE DE ABERTURA (AUDITÓRIO) – 19h30

Hino Nacional/ Palavras da Secretária de Cultura/Prefeito Júlio Cezar/ Governador Renan Filho

· Apresentação de Dança: Ballet do Centro Educacional Cristo Redentor

· Palestra-show: Jessier Quirino Coffee Break.

QUINTA-FEIRA – 26/10
CORREDOR MESTRE GRAÇA – (8h às 12h)

·Visitação dos estandes/ exposições de livros e de artes

·Contação de histórias/mini-palestras/apresentações artísticas/

·Sessão de autógrafos/oficinas/saraus literários etc.

·Cordelistas: Turunguinha/Prof. Tony/Quirindina e Macambira (PB)

·Oficinas: Com a palavra o Leitor! (SEMED/3ª GERE/Escolas Particulares)

· Produção de Textos.

CORREDOR MESTRE GRAÇA – (13 às 17h30)

·Escola Estadual Graciliano Ramos: Cordel Encantado/ Danças e Músicas

·Hip Hop – (Diógenes)

AUDITÓRIO GRACILIANO RAMOS (9h às 22h)

· MESA 01 – (9h às 10h30) – Vida e obras do homenageado local: Dr. Ivan Barros. Jornalista e escritor Pedro Oliveira. Mediador: Dr. Everaldo Damião. * Alagoas

·MESA 02 – (10h30 às 12h) – A Poesia e a Prosa em cena. Palestrantes: Cosme Rogério Ferreira (AL) e José Inácio Vieira (BA). Mediador: Paulo Poeta (AL).

INTERVALO (12h às 14h)

·MESA 03 – (14h às 15h30) – Índios Xucurus na formação da cultura alagoana: Palestrantes: Prof. Jorge Vieira/Adelson Lopes/Cássio Júnio. Mediador: Maynami Silva Santana * Alagoas

·MESA 4 – (15h às 17h) – “Projeto Passarinhar – uma ação de incentivo à Leitura”. Palestrante: Profª Vanúsia Amorim/IFAL (AL). Mediador: Carlito Lima (AL).

·CIA. TEATRAL TAPURUMÃ (17h às 18h) – A Lenda.

INTERVALO (18h às 19h)

·MESA 5 – (19h às 20h30) – O Patrimônio Histórico de Alagoas

Palestrante: Greciene Lopes (IPHAN-AL). Mediadores: Carlito Lima (AL) e Cléa Carvalho (AL).

·PEÇA TEATRAL (20h30 às 22h) – “O menino dentro da concha” (baseada na obra de Ricardo Ramos Filho). * Escola Estadual Graciliano Ramos

SEXTA – FEIRA (27/10 – 8h às 22h)

CORREDOR MESTRE GRAÇA (8h às 12h)

·Visitação dos estandes/oficinas/contação de histórias/apresentações artísticas/exposição de livros e de artes/sessão de autógrafos etc.

· Danças de Break e Grafite

· Sarau Literário

AUDITÓRIO GRACILIANO RAMOS (9h às 22h)

·MESA 06 – (9h às 10h30) – Graciliano e a experiência prisional. Palestrantes: Tiago Mio Sala (SP) e Ieda Lebensztayn (SP). Mediador: Ricardo Ramos Filho (SP).

· MESA 07 – (10h30 às 12h) – As vidas secas: o percurso nordestino. Palestrante: Luís Lima (Luís Avelima – SP). Mediador: Thiago Mio Sala (SP).

INTERVALO (12h às 14h)

·MESA 08 – (14h às 15h30) – Graciliano e a Terra dos Meninos Pelados. Palestrantes: Ricardo Ramos Filho (SP) e Isvânia Marques (AL). Mediador: Ieda Lebensztayn (SP).

·MESA 09 – (15h30 às 17h) – Do texto verbal ao visual. Palestrantes: Eloar Guazelli (PE) e Rosinha (PE). Mediador: Ricardo Ramos Filho (SP).

·MESA 10 – (17h às 18h30) – Ricardo Ramos, esse desconhecido. Palestrante: Elisabeth Ramos (BA). Mediação: Ricardo Ramos Filho (SP).

INTERVALO (18h30 às 19h)

·MESA 11 – (19h30 às 20h30) – Religiosidade Popular. Palestrantes: Cristina Moreira (AL) e Silvério Pessoa PB). Mediador: Padre Gilvan Neves (PE).

·TEATRO – (20h30 às 22h): Pedaços de nós mesmos (CIA. Mestre das Graças – AL)

PALCO PRINCIPAL (ATRAÇÃO-SHOW: 22h)

·Renato Bandeira & Som de Madeira (PE) e Silvério Pessoa (PE)

SÁBADO – (28/10 – 8h30 às 12h30)

RECITAL ITINERANTE – (8h às 9h) – Feira Livre e Comércio

AUDITÓRIO (9h às 12h30)

MESA 12 – (9h às 10h30) – As Academias de Letras e Instituições Culturais em nosso Estado. Palestrantes: Presidentes e/ou seus representantes (AL). Mediador: Carlito Lima (AL).

TEATRO – (10h às 12h) – Alexandre e os outros heróis alagoanos (Grupo: Os loucos também amam/Prof. Anderson) * Alagoas.

TARDE LIVRE/ VISITAÇÃO AOS PONTOS CULTURAIS LOCAIS: Museu Xucurus, Casa Museu Graciliano Ramos, Cristo do Goiti (e outros).

AUDITÓRIO GRACILIANO RAMOS (19h30 às 22h)

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO (19h30 às 2Oh30):

Hino Nacional/ Hino da Cidade de Palmeira dos Índios/Palavras do Gestor e entrega de Certificados e entrega de troféus.

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA:

1. COCO DE RODA – NEGA DA COSTA (Quebrangulo/AL)
2. BALLET TRANSART

SHOW DE ENCERRAMENTO:

Os Caboclos e Eliezer Setton e Banda.

Tags: