Geral

Alunos defendem o nome de Alagoas na Prova Brasil, diz Luciano Barbosa

23/10/2017
Alunos defendem o nome de Alagoas na Prova Brasil, diz Luciano Barbosa
Governador em exercício, Luciano Barbosa, visitou nesta segunda-feira (23) duas escolas do Cepa para levar seu apoio e incentivo aos professores e alunos que participam este ano da Prova Brasil

Governador em exercício, Luciano Barbosa, visitou nesta segunda-feira (23) duas escolas do Cepa para levar seu apoio e incentivo aos professores e alunos que participam este ano da Prova Brasil

O governador em exercício Luciano Barbosa visitou nesta segunda-feira (23) duas escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) para levar seu apoio e incentivo aos professores e alunos que participam este ano da Prova Brasil.

Em todo o Estado, cerca de 110 mil alunos do 5º, 9º e 3º anos deverão ser avaliados nas disciplinas de Português e Matemática até o dia 3 de novembro. A Prova Brasil é realizada a cada dois anos e seu resultado compõe o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb),

Na Escola Estadual Professor José Vitorino da Rocha, onde 60 alunos fizeram a avaliação, Luciano Barbosa e a secretária de Estado da Educação, Laura Souza, conversaram com os alunos e manifestaram seu otimismo com relação ao desempenho dos estudantes alagoanos na Prova Brasil.

“Nossa expectativa é muito positiva devido à preparação que fizemos nesses dois anos, com a intenção de envolver a criança no mundo da leitura, no universo das ciências e no cotidiano das próprias escolas. Trabalhamos muito para reduzir ao mínimo possível a evasão e o índice de repetência e fizemos questão de vir hoje aqui na Vitorino da Rocha, onde as crianças estão passando pelo seu primeiro teste mais intenso, para ver de perto o resultado desse trabalho”, disse Luciano Barbosa.

Aluna do 5º ano da escola Vitorino da rocha, Vitória Gabriela disse acreditar em um bom desempenho na avaliação. “Acho que tirei um 9. A prova foi boa e a gente vinha estudando pra ela faz tempo. Conversamos muito sobre ela com a professora, que disse pra gente se esforçar e fazer o nosso melhor”, contou a estudante de 10 anos.

Luciano Barbosa visitou também a Escola Estadual Princesa Isabel, onde 150 alunos do 3º ano participam da Prova Brasil. De acordo com a diretora Sônia Sueli, os estudantes estão animados. “Pedimos aos professores para prepararem aulas mais atrativas, com recursos multimídia e um material mais direcionado à avaliação. Os alunos estão confiantes e acreditamos no bom desempenho”, afirmou.

Segundo o governador em exercício, o resultado da Prova Brasil deste ano deverá refletir os esforços do Governo de Alagoas na melhoria da qualidade do ensino. “Nós estamos muito esperançosos de que a Prova Brasil mostre o resultado dessa preparação, da implantação de 35 escolas em tempo integral, da dedicação dos que fazem o programa Escola 10. Continuamos perseguindo a meta da melhoria da qualidade do ensino em Alagoas e, com as ações que executamos, esperamos atingir esse objetivo, alcançando resultados cada vez melhores na Prova Brasil. Hoje, esses alunos são como atletas defendendo o nome do Estado”, disse Luciano Barbosa.

O governador em exercício destacou ainda o empenho de gestores e da comunidade escolar na preparação dos alunos para a Prova Brasil. “São professores, diretores, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino, secretários escolares, auxiliares de serviços diversos, merendeiras, todos os que fazem a escola, envolvidos numa luta constante para superar as dificuldades e garantir uma aprendizagem digna de nossos alunos”, lembrou Barbosa.