Geral

Hemoal Trapiche amplia horário de atendimento aos sábados

09/09/2017
Hemoal Trapiche amplia horário de atendimento aos sábados
Hemoal e Hemoar passam a contar com o Serviço de Hemovan para transportar doadores de sangue (Foto: Olival-Santos)

Hemoal e Hemoar passam a contar com o Serviço de Hemovan para transportar doadores de sangue (Foto: Olival-Santos)

Os alagoanos que não dispõem de tempo para doar sangue de segunda a sexta-feira, não terão mais desculpas para praticar o gesto solidário. Isso porque, a partir deste sábado (9), o horário de atendimento do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Trapiche, que funcionava das 8h às 12h, vai ser ampliado, passando a receber voluntários até às 17h.

Além de atender nos dois turnos, o funcionamento para coleta de sangue não será interrompido no horário do almoço, assim como já ocorre de segunda a sexta-feira, cujo atendimento acontece das 7h às 18h.

Com esta iniciativa, a Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas espera aumentar o número de doações de sangue, mantendo o estoque estabilizado para atender à demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos do Estado.

De acordo com a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, para assegurar a ampliação do horário de atendimento houve reforço nas escalas dos técnicos que compõem a equipe multidisciplinar do órgão.

“Trabalhamos com o foco de manter nosso estoque estabilizado e, para isso, adotamos mais esta estratégia, com o propósito de que todos que desejem se candidatar à doação de sangue não encontrem empecilho para praticar o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas”, salientou.

 Hemovan

Outra estratégia adotada pelo Hemoal para facilitar o acesso dos alagoanos à doação de sangue é a Hemovan, que transporta grupos pequenos de pessoas até a sede do órgão, após prévio agendamento.

Esses grupos, segundo explica Verônica Guedes, são formados por um quantitativo de pessoas que não possibilita a realização de coleta externa e, por isso, o Hemoal envia uma Van para transportá-los até a sua sede, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro do Trapiche, em Maceió.

Para acionar o serviço, basta ligar para o Setor de Captação de Doadores de Sangue, no telefone 3315-2109, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. A Hemovan atende grupos formados por igrejas, associações, empresas, escolas e universidades e também está disponível no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), cujo contato é o 3521-4934.

Critérios para Doação

A gerente do Hemoal chama a atenção para os quem pode se candidatar à doação de sangue. Além de ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 kg e estar em perfeito estado de saúde, os voluntários devem comparecer aos postos de doação portando um documento de identificação com foto.

“Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis, para que estes autorizem a doação. Ficam impedidos de doar sangue aqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Quanto as gestantes e lactentes, não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um prazo de três meses para as mulheres e de dois para os homens”, salientou Verônica Guedes.