Geral

Christian Teixeira convida população a conhecer serviços do Samu

29/09/2017
Christian Teixeira convida população a conhecer serviços do Samu

Ao visitar o estande do projeto ‘Conheça o Samu’, instalado nesta quinta-feira (28) no Shopping Pátio Maceió, na entrada do Benedito Bentes, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, convidou a população para conhecer os serviços que 500 profissionais da unidade móvel de urgência realizam diariamente para salvar vidas. O titular da Sesau destacou a importância do projeto como fator de conscientização para que as pessoas não passem trotes, pois é crime. Os trotes, segundo ele, representam a maior dificuldade para que o Samu cumpra com sua missão de atender com rapidez e eficiência os chamados que recebe pelo 192.

Acompanhado do supervisor geral do Samu, Dárbim Alvim, Christian Teixeira visitou o estande no primeiro dia de sua instalação no shopping. Conversou com algumas pessoas que, em meio às compras que faziam, deram uma parada para conhecer o projeto, que continua até esta sexta-feira (29) das 14 às 20 horas. É a segunda vez que ‘Conheça o Samu’ é realizado para mostrar à população o trabalho que os socorristas realizam para salvar a vida de milhares de alagoanos. A finalidade da ação é conscientizar sobre a importância do serviço à comunidade, principalmente para quem precisa de atendimento de urgência e emergência.

“Foi muito bom conhecer os serviços que o Samu realiza. Vou conversar com meus amigos para não fazerem trotes. Aproveitei e pedi para medir a pressão arterial”, comentou o adolescentes Lameque Mateus Galvão de Lima, de 16 anos, ao visitar o estande do Samu no Shopping Pátio Maceió. Para a dona Claudia Maria de Oliveira Souza, que mora próximo do shopping e estava fazendo compras, ter conhecido de perto os serviços que o Samu realiza foi muito gratificante. “É muito importante a gente saber o que os profissionais realizam no dia a dia”, disse, sugerindo que o projeto permanecesse por mais tempo no shopping para que as pessoas pudessem conhecer melhor o serviço móvel de urgência que é prestado à população. Até está sexta-feira (29), a população terá a oportunidade de conhecer melhor os serviços que são prestados. Além disso, receberão, também, informações sobre primeiros socorros, a exemplo de queda da própria altura, sangramento (por objeto), queimadura, ataque cardíaco, quebra de braço, engasgo e choque elétrico. Também serão mostrados dados estatísticos relacionados aos tipos de atendimentos realizados e ocorrências de trotes.