Política

Célia Rocha fecha aliança com Marx Beltrão para o Senado

29/09/2017

A ex-prefeita de Arapiraca Célia Rocha (PSL) está decidida e vai para a disputa em 2018 de uma das 27 vagas na Casa de Tavares Bastos. É a primeira vez que uma das grandes lideranças políticas do segundo colégio eleitoral do Estado e referência politica do Agreste disputa uma eleição sem mandato enfrentando antigos aliados politicos a exemplo do senador Renan Calheiros (PMDB) vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) e o aliado mais recente, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) que disputa a reeleição.

A missão de Célia Rocha em 2018, não será fácil como em eleições anteriores, a primeira vez que disputou a prefeitura de Arapiraca era vereadora em  segunda legislatura e tinha ocupado a presidência da Mesa Diretora da Casa. Sua reeleição para prefeita de Arapiraca, foi fácil graças aos apoio e uma gestão de muitas realizações com obras estruturantes, além de uma excelente equipe de trabalho. Quando disputou um mandato de deputada federal a ex-prefeita, contou com a apoio do então prefeito, Luciano Barbosa e da máquina administrativa.

Missão dificil

Na disputa por uma das vagas na Assembleia Legislativa Estadual em 2018, Célia Rocha vai enfrentar os candidatos a reeleição a exemplo de Tarcizo Feire (PP) que está bem posicionado nas pesquisas para reconquistar o seu segundo mandato na ALE, além dos candidatos situacionistas, a exemplo da pré-candidatura da vice-prefeita, Fabiana Pessoa (PSC) e do filho do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque, Breno Albuquerque.

Outras possíveis pré-candidaturas a estadual são da vereadora Aurélia Fernandes (PSB) e do vereador Sérgio Fábio Nunes (PPS) Sérgio do Sindicato) que graças ao apoio da gestão passada em 2016, usando indevidamente, tratores da prefeitura na zona rural de Arapiraca em troca de votos, sendo  o mais votado para a reeleição com 5116 votos.

A mais recente pré-candidatura a deputado estadual foi anunciada, do ex-deputado estadual Alves Correia que deixou o PTdoB e se filou ao PRTB que tem como presidente da agremiação politica o advogado Adeilson Bezerra, que está articulando várias pré-candidaturas a ALE no Estado.

A disputa em Arapiraca entre Ricardo Nezinho e a ex-prefeita, evidentemente que tira votos do primeiro que como vem fazendo em eleições anteriores, busca novos apoios em outras cidades do Estado. A ex-prefeita não estaria satisfeita com o distanciamento do governador Renan Filho e de Luciano Barbosa, e decidiu fechar politicamente com os ministros do Turismo Marx Beltrão e dos Transportes, Mauricio Quintella.

Aliada do senador Fernando Collor (PTC) que tem mandato no Senado até 2022, a ex-prefeita decidiu em um encontro em Arapiraca, que um dos candidatos a senador em 2018, é Marx Beltrão(PMDB). Célia Rocha participou em maio último de um almoço com o ministro Mauricio Quintella, quando discutiram os problemas do Estado e uma aliança para 2018.

Questionada sobre sua posição ao governo, Célia Rocha  surpreendeu dizendo que ainda é cedo, pois a política é muito dinâmica e no momento só existe praticamente a candidatura de Renan Filho a reeleição. Ainda é dúvida até o momento por quem decidirá a ex-prefeita em apoiar o segundo nome para o Senado pode até decidir pelo ex-governador Teotônio Vilela Filho de quem foi fiel aliada quando senador viabilizando muitos recursos na sua gestão a frente do município de Arapiraca no primeiro e segundo mandato.