Geral

Unidade de saúde intensifica vacinas contra o HPV em escolas de Palmeira

28/08/2017
Unidade de saúde intensifica vacinas contra o HPV em escolas de Palmeira

2017-08-26-PHOTO-00000004

O Ministério da Saúde anunciou no último dia 17 de agosto que homens e mulheres, entre 15 e 26 anos, também sejam vacinados conta o vírus do HPV, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida tem caráter temporário e será válida para os municípios que ainda têm vacinas em estoque, com prazo de validade até setembro de 2017. Com o fim dos estoques, a orientação é que a vacina continue apenas para o público-alvo, de 9 a 15 anos.

Em Palmeira dos Índios, o esquema vacinal segue o mesmo para as meninas e está disponível na rotina das salas de vacina de todas as Unidades de Saúde do município. Para otimizar e melhorar a cobertura desta vacina, o PSF Centro, por meio do enfermeiro Rodrigo Amorim, que junto com a equipe da unidade, realizou uma intensificação da vacina HPV para meninos na Escola Estadual Nova Jersey  e Escola Municipal Rosinha Pimentel.

O objetivo da vacina é imunizar meninos e meninas  contra a transmissão do HPV, visto que o mesmo pode ser transmitido por contato sexual. Presume-se que essa faixa etária ainda não entrou na vida sexualmente ativa, por isso é feito a realização dessa ação de prevenção.

A ação aconteceu na última quinta (24) e foram vacinadas 150 crianças.