Geral

Semana de ciência e tecnologia terá programação gratuita para diversos públicos

21/08/2017
Semana de ciência e tecnologia terá programação gratuita para diversos públicos
Semana de ciência e tecnologia terá programação gratuita

Semana de ciência e tecnologia terá programação gratuita

Cursos, palestras, oficinas, jogos, brincadeiras e atividades lúdicas que mostram que a “Matemática está em tudo”, assim será a programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2017 em Alagoas. O comitê gestor formado por 36 instituições e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) se reuniu para definir os ajustes finais da programação, que será disponibilizada em breve no site snct.al.gov.br, e acontecerá de 23 a 29 de outubro inteiramente gratuita.

Tendo como tema central a “ciência das ciências”, a matemática, as ações visamexplorar o raciocínio lógico e abstrato, em várias áreas do conhecimento humano, como a física, biologia, química, engenharia, economia, administração de negócios, artes, agricultura e até a medicina, mostrando que a matemática está presente em diversas situações do nosso cotidiano.

Para a Gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti, Adélia Caroline Félix, a realização dessa semana é essencial para a popularização da ciência em Alagoas, expandindo as perspectivas e oportunidades da C&T no Estado.

“Esse nosso trabalho integrado que envolve não só a secretaria, mas outros órgãos do Governo, instituições de ensino, setor produtivo e a sociedade civil, é essencial para popularização da ciência e tecnologia no nosso Estado, nos colocando numa posição muito favorável a nível nacional. Vale ressaltar que as ações não são desenvolvidas só durante a Semana, mas o ano todo”, afirma Adélia Félix.

Interiorização

Visando com que a ciência e a tecnologia chegue as outras cidades, além da capital Maceió, este ano o comitê expandirá as ações para outros municípios de Alagoas, como Arapiraca que terá o IV Encontro de Matemática do Agreste Alagoano, Rio Largo com a Oficina de cálculos úteis para a área de Ciências Agrárias e Penedo com a Semana de Ciência, Inovação e Tecnologia (Cienitec).
Alagoas foi destaque em 2016

O Ranking oficial do MCTIC ainda não foi divulgado, mas já é possível observar que Alagoas deu um salto em popularização da ciência nos últimos anos, saindo da 23ª para 10ª colocação, até o momento. Esse resultado pode ser visto por meio do site semanact.mcti.gov.br.
As atividades, realizadas durante o ano de 2016, superaram os anos anteriores e contabilizaram mais de 2 mil ações espalhadas no Estado. Em 2014 e em 2015, foram 96 e 384 ações, respectivamente.
Sobre o tema central

O tema “A Matemática está em tudo” é nacional e deve ser utilizado em todos os Estados do Brasil. Foi determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) pleo fato do país receber dois anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, Ciência e Tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano.
O Brasil sediará pela primeira vez a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), o mais importante evento do mundo voltado à disciplina.