Geral

Projeto O Mestre Vai à Escola é destaque na programação do Mês do folclore

17/08/2017
Projeto O Mestre Vai à Escola é destaque na programação do Mês do folclore
Mestre Pancho, Ronaldo da Costa, que lidera o grupo de Fandango do Pontal, compartilha suas experiências com alunos da Escola Princesa IsabelAscom/Secult

Mestre Pancho, Ronaldo da Costa, que lidera o grupo de Fandango do Pontal, compartilha suas experiências com alunos da Escola Princesa IsabelAscom/Secult

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promove, neste mês de agosto, uma programação especial em comemoração ao Folclore, celebrado no dia 22 em todo o Brasil.

Diversas ações foram idealizadas pela Secult e serão realizadas em Maceió e nos municípios de Coqueiro Seco, Coruripe e Água Branca. Na capital alagoana, uma exposição vai dar início às comemorações no Estado, e, além disso, escolas no bairro do Benedito Bentes e no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), serão contempladas com as ações do mês do Folclore.

Este ano, a programação conta com o Projeto O Mestre Vai à Escola, que levará os mestres do Registo do Patrimônio Vivo para compartilhar suas experiências com os alunos de escolas públicas do estado.

FOLCLORE E EDUCAÇÃO: PROJETO MESTRE VAI À ESCOLA

O Mestre Pancho, Ronaldo da Costa, que lidera o grupo de Fandango do Pontal, compartilhou, nesta quinta-feira (18), suas experiências com alunos da Escola Princesa Isabel, no Cepa. “É de extrema importância levar os folguedos às escolas, pois cultura é hereditária, temos que passar a frente, e o meu papel é não deixá-la cair”, conta o Mestre.

A secretária de Cultura, Mellina Freitas, ressalta que as ações pretendem divulgar ainda mais a cultura no estado de Alagoas, rico com seus variados folguedos, provocando assim uma sensação de pertencimento nos alagoanos.

Juliana Amorim, diretora do Centro de Artes e Medicações Culturais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/Camec) destacou a importância da parceria entre as duas secretarias. “A vinda dos mestres possibilita o resgate das tradições e a disseminação da cultura alagoana junto aos estudantes da rede pública estadual”, afirma.

Pensamento similar ao de Sônia Suely, diretora da Escola Estadual Princesa Isabel. “Muitos jovens ainda desconhecem os folguedos alagoanos e este contato com os mestres permite o despertar desta curiosidade e o desejo de conhecer melhor a nossa cultura”, complementa a diretora.

Alef de Araujo, aluno da 3ª série do Ensino Médio da Escola Princesa Isabel, teve a oportunidade de dançar com os mestres do Fandango do Pontal e aprovou a experiência. “Esses momentos são muito importantes, pois eu mesmo não conhecia o que era o fandango e hoje eu dancei com os mestres e isso resgata muitas coisas que não conhecemos”, frisa o estudante.

Confira a programação completa em Maceió:

PARQUE SHOPPING MACEIÓ
DIA 21 A 31 DE AGOSTO
Exposição “Mundaú: Uma terra chamada Alagoas”
DIA 22 DE AGOSTO
19h – Apresentação do Pastoril Coração de Jesus
DIA 23 DE AGOSTO
19h – Contação de História do Ciranda de História
DIA 24 DE AGOSTO
16h- Coletivo Cultural Nossa Gente Alagoana
DIA 25 DE AGOSTO
19h – Apresentação Coco de Raiz
DIAS 26 E 27 DE AGOSTO
Oficinas de Bonecos de Barro e Chapeu de Guerreiro no Espaço Kids

CEPA
DIA 17 DE AGOSTO
09h30 – Oficina de Fandango na Escola Princesa Isabel
15h30 – Oficina de Guerreiro na Escola Laura CEPA
DIA 18 DE AGOSTO
10h00 – Culminância no Ginásio do Cepa/CDR (Apresentações folclóricas e contação de história)
15h30 – Culminância Ginásio do Cepa/CDR (Apresentações folclóricas e contação de história)

BENEDITO BENTES
DIA 21 DE AGOSTO
14h40 – Oficina de Pastoril na Escola Rubens Canuto
15h40 – Oficina de Fandango na Escola Marcos Antonio
DIA 22 DE AGOSTO
14h30 – Culminância no Pátio da Escola Marcos Antonio (Apresentações Folclóricas e contação de história)