Geral

Enfermeiros recebem orientação sobre conduta obstétricas

16/08/2017
Enfermeiros recebem orientação sobre conduta obstétricas
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Como proposta de humanizar e melhorar a assistência à gravidez, ao parto e ao pós-parto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (15), uma reunião com os enfermeiros obstétricos das 10 Regiões de Saúde de Alagoas. O objetivo da ação, que ocorreu no auditório Arthur Ramos, localizado na sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió, foi apresentar o resultado do monitoramento, que foi realizado entre os meses de maio a julho deste ano, nas Casas e Centros de Parto Normal.

A médica e coordenadora da Rede Cegonha, Syrlene Patriota, explicou que a pesquisa teve como objetivo conhecer as estruturas dos Centros e Casas de Parto Normal, os seus recursos humanos, bem como, os processos de trabalho dos profissionais. “A reunião serviu não só para mostrar a situação real das Casas e Centros de Parto Normal, mas, também, fazer com que elas reflitam sobre a atuação de cada uma em relação ao próprio trabalho, de forma que, para alcançar qualquer objetivo, se faça uma avaliação contínua e honesta de seu progresso”, destacou.

Durante o encontro, Syrlene Patriota lançou algumas propostas que, na sua grande maioria, foram acatadas pelos profissionais. Entre elas, a implantação de um relatório de indicadores, na qual a meta é conseguir avaliar, não só uma unidade de saúde em relação à outra, mas, também, ao longo do tempo, observar à evolução dos serviços que são prestados a população. Ficou acordado, ainda, que haverá uma padronização dos registros das unidades, assim como, as capacitações dos profissionais e a criação de um Protocolo de Assistência para as Casas e Centros de Parto Normal.