Cidades

Arapiraca, São Brás e Girau do Ponciano recebem projeto Luz do Saber da Eletrobras

31/08/2017
Arapiraca, São Brás e Girau do Ponciano recebem projeto Luz do Saber da Eletrobras

O caminhão-escola do projeto Luz do Saber, da Eletrobras Distribuição Alagoas, segue sua rota pelo interior do Estado. O caminhão passou a terça-feira (29) em Girau do Ponciano e está em Arapiraca nesta quarta-feira (30). Na quinta-feira (31), o município de São Brás receberá as dicas de uso seguro e eficiente de energia elétrica.

Os eventos são abertos a toda a população. Em Arapiraca, o caminhão estacionou na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade, e alunos das escolas Hugo Lima e Crispiniano já reservaram um tempo para aprender um pouco mais sobre energia. Em São Brás, a unidade móvel se instalará em frente à Escola José Medeiros.

A apresentação conta com um rico material didático e tem duração aproximada de 40 minutos. Por vez, podem participar até 40 pessoas em cada sessão na unidade móvel. Para assistir a aula, basta procurar os instrutores do projeto no próprio caminhão.

Maquetes interativas, experiências com eletromagnetismo e até a geração de energia pelo giro de uma manivela ajudam a entender o caminho que a energia percorre até chegar à casa dos consumidores. Os riscos que o mau uso pode trazer e como economizar na hora de usar os eletrodomésticos também são assuntos expostos durante as apresentações.

“Gostei muito da apresentação e já vou repassar para minha mãe, meu pai e para toda a minha família”, declara Alana Oliveira, 10 anos. “Hoje eu aprendi que não se pode brincar perto de poste, principalmente com pipas, e que devo desligar equipamentos quando não estiver usando”, completa, apontando a maquete que simula o consumo de eletrodomésticos e a mini hidrelétrica como o que mais gostou de ver na apresentação.

Nesta nova etapa do projeto, a Eletrobras deve percorrer mais de 20 municípios do Estado e alcançar 27 mil crianças e adolescentes. Desde 2011, o Luz do Saber já visitou mais de 250 escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino, alcançando mais de 55 mil estudantes. Além das visitas a escolas, o projeto realiza eventos, como os desta semana, que são abertos ao público em geral.