Geral

Unidades de Saúde recebem ambulâncias para o transporte de pacientes

19/07/2017
Unidades de Saúde recebem ambulâncias para o transporte de pacientes
Ambulâncias servirão para fazer a transferência de pacientes das unidades de saúde para leitos de retaguarda(Fotos: Anderson Moreira)

Ambulâncias servirão para fazer a transferência de pacientes das unidades de saúde para leitos de retaguarda(Fotos: Anderson Moreira)

Para melhorar o funcionamento das unidades de saúde geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o governador Renan Filho e secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, entregaram 15 ambulâncias para o Serviço Estadual de Transporte Sanitário (Sets), o que irá trazer mais conforto para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Representantes das unidades, localizadas no interior e na capital, receberam as chaves dos veículos nesta terça-feira (18), durante cerimônia realizada no estacionamento do Memorial à República, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Para realizar a renovação da frota de ambulâncias do Sets foram desembolsados R$ 2,8 milhões. Os recursos para adquirir os veículos são oriundos do Tesouro Estadual, segundo destacou o governador Renan Filho.

Em Maceió, as ambulâncias foram distribuídas para o Hospital Geral do Estado (HGE), com dois veículos; e para os Ambulatórios 24 Horas Assis Chateubriand, Denilma Bulhões, Dom Miguel Câmara e João Fireman, além da Clínica Infantil Dayse Brêda, Setor de Regulação da Sesau e Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), que receberam um veículo cada.

Interior de Alagoas

Outros cinco municípios também foram contemplados com essas ambulâncias, com duas sendo destinadas para a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca; uma para Hospital Arnon de Melo, em Piranhas; uma para o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; uma para o Hospital Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia; e uma para a Unidade Mista Drª Quitéria Bezerra, em Água Branca.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, os veículos entregues servirão para fazer a transferência de pacientes que estão nas unidades de saúde estaduais e necessitam migrar para leitos de retaguarda.

“Todas as ambulâncias adquiridas pela Sesau estão equipadas com equipamentos modernos, trazendo mais qualidade e suprindo a necessidade dos usuários do SUS do interior e da capital do Estado”, afirmou.

A cidade de Piranhas também recebeu um veículo destinado para o Hospital Arnon de Melo. De acordo com Augusto César Cruz, diretor da unidade, a nova ambulância irá qualificar a assistência aos pacientes. Isso porque, a ambulância existente para realizar o transporte de pacientes já tem mais de nove anos.

“Com a chegada dessa nova ambulância vamos fazer um transporte mais adequado dos pacientes, além de garantir a segurança dos profissionais que os acompanham. A maioria dos casos se refere a partos prematuros, acidentes graves de trânsito e cirurgias de alta complexidade, que são encaminhados para os municípios de Santana do Ipanema e Arapiraca”, disse o diretor.