Geral

Sesi apresenta soluções do e-Social a empresários do Agreste

17/07/2017
Sesi apresenta soluções do e-Social a empresários do Agreste

Com o tema “Conhecendo os desafios do e-Social”, o Serviço Social da Indústria (Sesi) promove nesta quarta-feira, 19, em Arapiraca, o 1º Encontro Sesi Agreste de SST (Saúde e Segurança no Trabalho). O evento será realizado no teatro da Unidade Integrada Sesi/Senai, no bairro Primavera.

Durante o seminário, que começa às 18 horas, o médico Gustavo Nicolai, do Departamento Nacional do Sesi, vai mostrar aos micro e pequenos empresários da região que se adequar ao e-Social, que será obrigatório a partir do próximo ano, não é um bicho de sete cabeças.

O Sesi, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, oferece soluções na gestão de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), por meio do Sebraetec, que custeia 80% do investimento necessário. Trata-se de um pacote de programas essenciais para, no futuro, evitar multas e até interdições das empresas que não atendam às normas exigidas pelo governo federal.

Currículo – Dr. Gustavo Nicolai é médico do trabalho e executivo do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi); graduado em Medicina, com título de especialista em Medicina do Trabalho; especialista em Saúde do Trabalhador, em Gestão de Saúde e em Ergonomia; auditor líder da Norma OHSAS 18001.

e-Social – O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo Decreto nº 8373/2014. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

SERVIÇO
O QUE: 1º Encontro Sesi Agreste de SST
DATA: 19/07/2017
LOCAL: Teatro Sesi Arapiraca – Rua Engenheiro Camilo Collier, 520, Primavera
HORÁRIO: 18h