Geral

Lançamento do livro ‘A Feira’ encerra atividades do Mês Graciliano Arte

17/07/2017
Lançamento do livro ‘A Feira’ encerra atividades do Mês Graciliano Arte
A Feira é o resultado dos diferentes pontos de vista dos dois artistas sobre a feira municipal de Viçosa(Foto: Divulgação)

A Feira é o resultado dos diferentes pontos de vista dos dois artistas sobre a feira municipal de Viçosa(Foto: Divulgação)

O Mês Graciliano Arte está chegando ao fim. E, para fechar com chave de ouro a programação, que faz parte das comemorações dos 200 Anos da emancipação política de Alagoas, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos está promovendo o lançamento do livro ‘A Feira’, com crônicas e poesias de Sidney Wanderley e fotografias de Juarez Cavalcanti.

O evento será realizado na quarta-feira (19)), às 20h, na Galeria Galpão 422, e contará com um pocket show da cantora e compositora Cris Braun.

‘A Feira’ é o resultado dos diferentes pontos de vista dos dois artistas sobre a feira municipal de Viçosa, terra natal de Sidney Wanderley. A obra apresenta os principais personagens e jogos de cena do comércio popular e seu ritual típico nas manhãs de sábado do interior.

Repleto de referências literárias, os textos de Sidney Wanderley partem do local para o universal, conferindo humor e reflexão ao ‘caos buliçoso’ e à ‘festa dos sentidos’ tão característicos das feirinhas nordestinas.

Já o olhar de Juarez Cavalcanti se despe de qualquer romantismo, revelando uma feira tal como ela é, com abatimento de galinhas, frutas pisoteadas e cachorros devorando sobras no chão.

Por outro lado, utilizando o recurso do close fotográfico, Cavalcanti desconstrói imagens, revelando detalhes visuais que passam despercebidos nos artigos típicos, criando novos grafismos e texturas que podem confundir o olhar e até causar estranheza no leitor.

Segundo a antropóloga Rachel Rocha, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), autora da apresentação do livro, esta é uma obra literária nada óbvia.

“Os livros de fotopoemas geralmente não surpreendem. Página a página, cumprem a promessa ilustrativa de redundar a palavra escrita ou, ao contrário, de legendar imagens. ‘A Feira’ não. É uma obra dentro da obra. Feito a quatro mãos, o livro traz todas as impressões digitais, emocionais e intelectuais de seus autores. Para os habituados à palavra fácil, aviso: nele há muita sofisticação; para os que olham de relance, previno: apurem a vista e voltem a olhar”, descreve Rachel Rocha.

‘A Feira’ é o segundo título de Sidney Wanderley publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Em 2014, o livro ‘A Cidade’, também sobre Viçosa, foi lançado pela editora. A trajetória literária do escritor começou em 1978, quando ainda era um estudante de Medicina, sem vocação, depois de escrever um ensaio sobre a temática do suicídio na obra do poeta Carlos Drummond de Andrade.

O texto, vencedor de um concurso da Academia Alagoana de Letras, chamou a atenção do próprio Drummond, que passou a trocar cartas com ele até 1987, ano de sua morte.

A primeira missiva veio acompanhada de um poema intitulado ‘Convite ao Suicídio’, dedicado a Mário de Andrade, que até então não havia sido publicado em livro. “Achei realmente interessante o ângulo sob o qual você considerou os meus livros. O aspecto analisado, que me lembre, não fora ainda objeto de exame”, afirmou Drummond. No conteúdo da carta, o mineiro revelou que a dedicatória do poema causou sofrimento a Mário de Andrade. “Foi, de fato, uma ideia infeliz da minha parte”.

Sidney Wanderley é autor de diversos livros, entre eles Dias de Sim (2012),Chuva e Não (2009), Entropia (2004) e Poemas post-húmus (1991) que motivou a aproximação dele do escritor paulista Raduan Nassar, que passou a escrever-lhe cartas, iniciando uma influente e longa amizade.

Nascido em Maceió, o fotógrafo Juarez Cavalcanti se formou Engenharia Eletrônica pela PUC-RJ, mas nunca exerceu a profissão. Ainda na faculdade começou a fotografar para jornais e revistas de grande circulação nacionais como Folha de São Paulo e Isto É, trabalhando como colaborador em publicações da Editora Abril e da Globo. Ele é autor do livro ‘Coruripe – Árvores da Mata Atlântica’, com texto de apresentação do jornalista Xico Sá.

Mais informações com Mário Lima, assessor e repórter especial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, pelos telefones (82) 9. 8818-3722 ou 9. 9400-4535, ou com Patrycia Monteir, coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, pelo telefone (82) 9.8883-7609.