Geral

‘Julho das Pretas de Alagoas’ será realizado nesta quarta-feira (12)

12/07/2017
‘Julho das Pretas de Alagoas’ será realizado nesta quarta-feira (12)
'Julho das Pretas’ busca visibilizar as potencialidades da mulher negra, além de refletir sobre todos os dados negativos que a cercam, como a exclusão social e a negação de direitos

‘Julho das Pretas’ busca visibilizar as potencialidades da mulher negra, além de refletir sobre todos os dados negativos que a cercam, como a exclusão social e a negação de direitos(Foto: Ilustração)

O Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim) e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), em conjunto com a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e várias instituições alagoanas, realizam, nesta quarta-feira (12), o ‘Julho das Pretas de Alagoas’, no Museu da Imagem e do Som (Misa). O evento é apoiado pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e segue até o dia 19.

Em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos celebrados no dia 25 deste mês, o ‘Julho das Pretas de Alagoas’ tem o objetivo de debater sobre a luta e resistência na mulher negra no enfrentamento contra o racismo e violência de gênero.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões, o ‘Julho das Pretas’ traz visibilidade à causa da mulher negra alagoana. “A mulher negra é vulnerável em vários aspectos. Como Secretaria, nós garantimos políticas públicas para essa mulher e, por meio do ‘Julho das Pretas’, lutamos pela visibilidade da causa”, ressalta a secretária.

A cerimônia de abertura oficial será às 18h30, com o debate sobre o tema ‘Escritas Negras em Alagoas: poderes e resistências!’ e, em seguida, haverá uma apresentação artística da sambista Mel Nascimento. Às 14h será aberta a oficina ‘Fala Preta: discursos e estética enquanto práticas de poder’, ministrada por Ana Pereira, presidente do Cedim, e Regina Lopes, integrante do Instituto Feminista Jarede Viana.

Segundo a presidente do Cedim, Ana Pereira, o ‘Julho das Pretas’ busca potencializar as mulheres negras e abordar as várias formas de exclusão que as cercam. “O ‘Julho das Pretas’ busca visibilizar as potencialidades da mulher negra, além de refletir sobre todos os dados negativos que a cercam, retirando a possibilidade do bem viver pelas diversas formas de exclusão social e negação de direitos”, comenta Ana Pereira.

Confira abaixo o restante da programação:

13/07 – 14h: ‘Saúde da Mulher Negra: uma dívida histórica’;
14/07 – 14h: ‘Mulheres Pretas: intolerância religiosa e resistências’, com a presença do Coletivo AfroCaeté e o Centro de Formação e Inclusão Social Inaê;
17/07 – 14h: Cine-Fórum em escolas públicas sobre gênero e racismo, com o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô;
18/07 – 14h: ‘Mulheres Negras na mira do tráfico para fins de exploração sexual’;
19/07 – 14h: Ativismo de Léia Gonzalez: percurso do feminismo da mulher negra’. Local: UFAL – Campus A. C. Simões.