Geral

Gestores municipais são orientados sobre Política da Saúde do Idoso

27/07/2017
Gestores municipais são orientados sobre Política da Saúde do Idoso

Gestores dos municípios considerados prioritários para a implantação da Política de Saúde da Pessoa Idosa participaram, nesta quinta-feira (27), de uma oficina com o tema Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), aconteceu no auditório da Gerência Estadual de Atenção Primária, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Na ocasião foram tratados temas como o cuidado específico com a população idosa, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e a importância da ficha de notificação a vitimas de violência. “A população nessa faixa etária possui um tendência maior a desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Por isso, é importante o desenvolvimento de ações específicas para esse público”, explicou o médico Marcos Martins.

Ele ressaltou que ações preventivas e de promoção da saúde são essenciais para o bem-estar e qualidade de vida da população. “Questões como autonomia e independência são cruciais e devem sempre ser prioritárias”, destacou Marcos Martins.

Sesau destaca ações preventivas e de promoção da saúde são essenciais para o bem-estar e qualidade de vida da população. Foto: Carla Cleto

Sesau destaca ações preventivas e de promoção da saúde são essenciais para o bem-estar e qualidade de vida da população. Foto: Carla Cleto

Já a médica Helen Arruda salientou que as cidades selecionadas como prioritárias atendem a critérios indicadores no âmbito da Atenção Primária. “Foram analisadas questões como cobertura do Programa Saúde da Família e serviço disponíveis. A oficina é um passo importante para a sensibilização dos gestores na implantação de políticas que cuidem do idoso de forma integral”, destacou.

Os municípios considerados prioritários são Coqueiro Seco, Rio Largo, Satuba, Porto de Pedras, Maragogi, São Luís do Quitunde, Santana do Mundaú, São José da Lage, União dos Palmares, Cajueiro, Atalaia, Capela, Junqueiro, Boca da Mata e São Miguel dos Campos.

Também fazem parte da lista de prioritários, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Porto Real do Colégio, Feira Grande, Taquarana, Batalha, Palmeira dos Índios, Tanque D`Arca, Belém, Pão de Açúcar, Maravilha, Carneiros, Delmiro Gouveia, Mata Grande e Água Branca.