Geral

Fortalecimento do SUAS foi tema de Conferência, em Palmeira dos Índios

19/07/2017
Fortalecimento do SUAS foi tema de Conferência, em Palmeira dos Índios

20170719104325__MG_0094

Para garantir os direitos e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entidades ligadas ao assistencialismo participaram hoje (19) da IX Conferência de Assistência Social, realizada na sede da AABB de Palmeira dos Índios e promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social. O evento, de caráter, bienal foi aberto pelo prefeito Júlio Cezar.

Na Conferência, a secretária Damaris Monica Targino disse que apenas nos seis primeiros meses de governo, a gestão do prefeito Júlio já conseguiu realizar muitos avanços. “A Conferência foi um paralelo dos últimos seis meses da atual gestão com o que já foi realizado, dentro da assistência no município, nos últimos dois anos, quando ocorreu a última Conferência. Discutir ideias e viabilizar propostas para assegurar os direitos e fortalecimento do SUAS é muito importante para todos nós”, destacou a secretária, respaldada pela conferencista Fábia Santana, que afirmou que a Conferência foi um grande momento de reflexão, mas também de subsídios e preparativos para a grande Conferência Estadual do SUAS, que será realizada no próximo ano.

O prefeito Júlio Cezar avaliou que o município já deu importantes passos em direção à assistência no município, mas que muita coisa ainda deve ser realizada para minimizar o sofrimento de famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. A Conferência é um instrumento legal para discutir as ações, de agora por diante. Mas é só um passo para discutirmos as diretrizes que aqui foram tomadas, junto com o estado. Desta forma, consolidaremos um projeto onde cada um coloca a sua responsabilidade para a execução das ações prioritárias”, ressaltou.

E completou. “Muitas vezes um governo não pode estar presente em todos os locais e não atingimos aqueles que mais precisam. Mas, com a competência das lideranças comunitárias e o trabalho da Assistência Social, que podem nos ajudar nisso, poderemos alcançar as comunidades mais carentes. Temos famílias, aqui em Palmeira, que vivem abaixo da linha da pobreza e precisamos fazer com que nossas ações e nossos programas cheguem a esses locais”, finalizou o prefeito.

Participaram do evento, o vice-prefeito Márcio Henrique, representantes de projetos sociais, das secretarias estadual e municipal de Assistência Social, entidades, Fundanor, Hospital Santa Rita, Câmara de Vereadores, entre outros. Na ocasião, houve apresentação de grupos folclóricos, formado por crianças que participam de programas sociais, exposição de artesanato indígena e venda de produtos alimentícios, como doces, bolo e cocada, produzidos na região.