Geral

Combate ao trabalho infantil em Alagoas será tema de encontro

04/07/2017
Combate ao trabalho infantil em Alagoas será tema de encontro
Entidades irão discutir políticas públicas e o adequado funcionamento da rede de proteção à criança e ao adolescente(Foto: Ilustração)

Entidades irão discutir políticas públicas e o adequado funcionamento da rede de proteção à criança e ao adolescente(Foto: Ilustração)

Dar continuidade ao enfrentamento do trabalho infantil em Alagoas, por meio da elaboração de planos municipais e do adequado funcionamento da rede de proteção à criança e ao adolescente. Esse será o objetivo do III Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do Peti, que será realizado no dia 11 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

O encontro será promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Fórum para Erradicação do Trabalho Infantil e para Proteção do Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat/AL).

O secretário Fernando Pereira reforça a importância da presença dos municípios para que, com apoio da sociedade civil e do Governo do Estado, o aperfeiçoamento das ações de combate ao trabalho infantil em Alagoas possa ser discutido de maneira proveitosa.

“A sociedade ainda não encara o trabalho infantil como sendo um problema social, mas como um problema restrito à família e que não diz respeito aos demais cidadãos.

Durante o encontro vamos abordar questões relacionadas a esse senso comum e os prejuízos que estão sujeitos o corpo e a mente de criança e do adolescente quando expostos a esse tipo de situação”, disse Fernando Pereira.

Entre os temas que serão abordados estão o trabalho infantil como fenômeno de violação de direitos de crianças e adolescentes, as configurações do trabalho infantil em Alagoas e as diretrizes do Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

“O trabalho preventivo, feito em parceria, é a base para a redução do trabalho infantil ao longo dos anos.”, completou o secretário.

Gestores, técnicos e conselheiros dos 102 municípios alagoanos que desejam participar do encontro devem realizar as inscrições por meio do banner fixado no site http://seades.al.gov.br.

A secretaria pede que aqueles que se solidarizarem com as vítimas das chuvas no Estado, levem 1kg de alimento não perecível no dia do evento.