Geral

Trabalho dos reeducandos minimiza sofrimento dos desabrigados e desalojados

06/06/2017
Trabalho dos reeducandos minimiza sofrimento dos desabrigados e desalojados
Reeducandos ajudaram na entrega dos donativos e fazendo a limpeza dos espaços públicos nos municípios afetados.  (Fotos: Jorge Santos)

Reeducandos ajudaram na entrega dos donativos e fazendo a limpeza dos espaços públicos nos municípios afetados.
(Fotos: Jorge Santos)

Do sofá da sua sala, com a sua família, o reeducando Carlos dos Santos, que presta serviços de limpeza e conservação na sede da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), assistiu ao noticiário na TV e ficou comovido. O repórter entrevistava famílias sem rumo em razão das fortes chuvas que atingiram Marechal Deodoro. Atento, Carlos pensava: “Como minimizar aquele sofrimento?”

Um dia depois, aquilo que parecia uma possibilidade remota virou realidade. Carlos dos Santos, que nunca havia pisado em Marechal Deodoro, foi integrado à força-tarefa montada pelo Governo do Estado para socorrer as vítimas das chuvas naquele município. No dia 1° de junho, lá estava Carlos ajudando na entrega dos donativos e fazendo a limpeza dos espaços públicos.

“Fui chamado para dar uma força para aqueles que perderam suas casas e não pensei duas vezes. É diferente ver a situação na TV e presenciar tudo aqui. Não é fácil começar do zero após perder tudo. Mas com fé em Deus a vida dessas pessoas irá melhorar. Recebi as orientações do fiscal da Seris e estou pronto para ajudar naquilo que for preciso junto com meus colegas”, disse Carlos.

Seguindo a diretiva do governador Renan Filho, o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio de Freitas, mobilizou dezenas de servidores e reeducandos vinculados aos convênios da Reintegração Social para atuar na força-tarefa e ajudar os mais de 28 mil desabrigados e desalojados dos 27 municípios que estão em situação crítica em Alagoas.

Os trabalhos dos apenados vão desde a separação e distribuição dos donativos até a limpeza de córregos e desobstrução de vias repletas de entulhos levadas pelas chuvas. Todo o procedimento é supervisionado por agentes penitenciários do setor de Reintegração Social da Seris. Nos últimos cinco dias, a força-tarefa da Seris esteve em Jacuípe, Marechal Deodoro, Joaquim Gomes e Pilar.

A secretária de Assistência Social da Joaquim Gomes, Daniele Praxedes, reconhece o empenho da Seris para superar o momento delicado vivenciado pelos juruquenses. “Passamos por um momento de reconstrução e essa parceria é muito importante. Pela primeira vez recebemos reeducandos para trabalhar aqui e eles têm feito um serviço exemplar para ajudar os mais necessitamos”, comenta.

“Mais do que promover a reinserção social dos apenados, mobilizamos os servidores e reeducandos para prestar uma ação de cidadania e solidariedade. A missão é árdua, sobretudo, para quem precisa recomeçar do zero. Mas com a colaboração de todos nesta força-tarefa estamos levando esperança aos desabrigados e desalojados”, finaliza o Marcos Sérgio.