Alagoas

Recursos emergenciais são depositados para assistência às vítimas das chuvas

02/06/2017
Recursos emergenciais são depositados para assistência às vítimas das chuvas

Em entrevista à TV e à Rádio Gazeta AM, o governador Renan Filho afirmou que os recursos do Governo Federal destinados à ajuda emergencial às vítimas das chuvas em Alagoas, na ordem de R$ 13,3 milhões, já foram depositados e serão creditados na conta do Estado ainda nesta sexta-feira (2).

 

“Os recursos viabilizados pelo Ministério da Integração Nacional já estão entrando nas contas do Estado hoje e nós esperamos, a partir de segunda-feira (5), com toda a parte de licitação organizada, adquirir os produtos para iniciar a distribuição nas 27 cidades atingidas pelas enchentes, tanto na capital quanto no interior”, afirmou Renan Filho, em entrevista ao AL TV 1ª edição.

 

Serão adquiridos produtos como água potável, alimentos, colchões, material de higiene pessoal e de limpeza. O governador afirmou que o Estado vai seguir ajudando as pessoas que mais precisam nesse momento de dificuldade. Renan Filho avalia que, para os próximos 30 dias, os recursos disponibilizados pelo Governo Federal são suficientes neste primeiro momento.

 

“Nós combinamos com o Ministério da Integração Nacional que seja aferida, semanalmente, a necessidade de recursos. Vamos usar estritamente esses recursos para o auxílio aos desabrigados. Se necessitarmos de mais, vamos solicitar; e não necessitando usar todo o recurso, vamos devolver”, garantiu Renan Filho.

 

Na tarde deste sábado (3), o governador recebe o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que visitará as áreas afetadas pelas chuvas em Alagoas. Juntos, eles também vão observar a instalação do Hospital de Campanha no Polo Industrial de Marechal Deodoro.

 

“Esse Hospital de Campanha será administrado pelo Exército, com médicos e enfermeiros, e vai ajudar na estabilização sanitária para que não tenhamos surtos de doenças nessas cidades”, acrescentou.

 

Renan Filho falou ainda das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para socorrer emergencialmente as vítimas das chuvas, a exemplo da força-tarefa, que vem mobilizando, diariamente, mais de 400 servidores estaduais na ajuda às famílias afetadas nas 27 cidades, e as operações Limpeza e Volta para Casa.

 

“Eu convoquei todos os médicos militares para trabalhar em tempo integral nas cidades atingidas. Contratamos outros médicos e colocamos os hospitais para trabalhar com plantões estendidos. Além disso, enviamos medicamentos e vacinas”, citou.

 

Jacuípe

 

O prefeito de Jacuípe, Amaro Ferreira da Silva, o ‘Júnior Carro Velho’, entrou ao vivo no programa ‘Ministério do Povo’, da Rádio Gazeta AM, apresentado pelo radialista Rogério Costa, para agradecer ao governador Renan Filho todo o apoio ofertado à população do município, duramente castigado pela enchente do rio que carrega o mesmo nome da cidade.

 

“O governador está dando todo o apoio a Jacuípe e vai continuar, eu tenho certeza. Ontem [quinta-feira, 1º] teve a equipe do Governo aqui com mais de 60 pessoas, dando todo o apoio. Limpamos as ruas com carro-pipa. Não está faltando nada. O governador está dando todo o apoio, não só a Jacuípe, mas a todas as cidades atingidas no Estado de Alagoas”, afirmou o prefeito.