Geral

Estado prorroga por mais 15 dias vacinação contra aftosa

01/06/2017
Estado prorroga por mais 15 dias vacinação contra aftosa
Vacinação foi estendida até o dia 15 de junho; prazo final também para o criador fazer a declaração. Adaílson Calheiros

Vacinação foi estendida até o dia 15 de junho; prazo final também para o criador fazer a declaração. Adaílson Calheiros

Diante da estiagem prolongada e posterior excesso de chuvas ocorrido nas últimas semanas do mês de maio, a Adeal decidiu prorrogar, pela primeira vez, a etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa por mais 15 dias.

O prazo final da campanha, que teve início no dia 1º de maio, se encerraria no dia 31. Mas, diante das variações climáticas ocorridas em Alagoas, a vacinação foi estendida até o dia 15 de junho; prazo final também para o criador fazer a declaração.

De acordo com o presidente da Adeal, Rui Alves, a seca comprometeu o estado nutricional do rebanho, ocasionando inclusive mortes de animais por desnutrição em várias propriedades, além da perda de pastagem o que limitou também a recuperação dos animais em um período relativamente curto.

Segundo a Adeal, por conta destes problemas muitos criadores deixaram para vacinar no final da etapa esperando os animais apresentar uma melhor condição nutricional.

Já as chuvas que ocorreram em excesso nos últimos dias provocaram o alagamento das pastagens e de instalações, tornando difícil o manejo dos animais para vacinação.

“Entendemos que prorrogar a etapa por mais 15 dias foi uma medida adequada para não comprometer os altos índices de vacinação, já conseguidos em etapas anteriores. A solicitação decorre principalmente após as chuvas intensas e persistentes dos últimos dias impossibilitando a mobilização dos criadores para vacinar seus animais”, explicou Rui Alves, presidente da Adeal.