Geral

Em dia que presidente afegão dá ultimato a talibãs, explosão deixa mortos perto de mesquita

06/06/2017
Em dia que presidente afegão dá ultimato a talibãs, explosão deixa mortos perto de mesquita

No dia em que o presidente afegão deu um ultimato aos talibãspara suspender ataques no país, uma explosão perto de uma mesquita de Herat deixou sete mortos e 16 feridos por volta das 15h (horário local) desta terça-feira (6), segundo a CNN. A rede Al Jazeera afirma que nenhum grupo reivindicou a ação.

Imagens divulgada pela mídia mostra uma fumaça densa que se formou sobre a mesquita. Ainda de acordo com a Al Jazeera, o local da explosão fica perto de um posto da polícia. Uma investigação está em andamento. Veja mais detalhes em instantes.

O atentado acontece no dia em presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, deu um ultimato para os talibãs, grupo terrorista que promove multiplos ataques no país. No discurso durante uma conferência multinacional para a paz ele disse aos talibãs para que aproveitem a “última oportunidade” para a paz ou encarem as consequências”, de acordo com a France Presse.

“Damos uma oportunidade à paz, mas não é uma oferta ilimitada no tempo. (…) É a última oportunidade, aproveitem ou sofrerão as consequências”, afirmou durante a conferência, que reúne representantes de 20 países em Cabul.

150 mortos

 

O balanço do atentado de 31 de maio, em Cabul, subiu para 150 mortos e 300 feridos hospitalizados. “Mais de 150 filhos e filhas do Afeganistão, inocentes, morreram e mais de 300 foram hospitalizados com queimaduras ou membros amputados”, declarou Ghani, segundo a France Presse. No dia do ataque, o vice-ministro do Interior, Murad Ali, afirmou que um total de 460 ficaram feridos.