Cidades

Serviços de monitoramento e enfrentamento às chuvas continuam, em Palmeira dos Índios

29/05/2017
Serviços de monitoramento e enfrentamento às chuvas continuam, em Palmeira dos Índios

Embora vá continuar a chover com pouca intensidade, os serviços de monitoramento e enfrentamento aos desastres provocados pelas fortes chuvas caídas nos últimos dias, em Palmeira dos Índios, continuam. Várias comunidades apresentam problemas de acesso, como a ladeira do Candará, pela Ribeira, e também pelo Anum. Os povoados de Cedro, Lages do Caldeirão, Cabaceiros, Amaro, Buenos Aires, Barra do Bonifácio, Mata Verde, Aldeia da Serra e Canafístula também sofrem com o problema.

A prefeitura de Palmeira também informa que o desmoronamento das encostas da Serra do Muro impossibilitam o tráfego na região. “Nos dedicaremos hoje (29) a consertar os acessos que não sejam ladeiras, porque a presença de barro vermelho dificulta qualquer operação nesse sentido. Tentaremos, hoje, fazer chegar à Tabacaria os donativos entregues na prefeitura. Ontem foi impossível chegar lá”, disse o secretário de Serviços Públicos e Convívio Urbano Marcos Beserra.

O prefeito Júlio Cezar disse que desde a sexta-feira (26,) quando o município ficou em estado de alerta e elaborou um Plano de Contingência, as equipes estão nas ruas da cidade, e da zona rural, prestando apoio às famílias que moram em áreas de vulnerabilidade. “Estamos de prontidão para atender os chamados de emergência no município. Passamos o fim de semana em intensa atividade, deslocando as famílias que estavam em situação de risco. Mas os trabalhos não param. Ainda há a possibilidade de chuva e as famílias que moram em casas de lona, ou taipa, e nas encostas são as que mais sofrem no período de fortes chuvas. Toda assistência que pudermos prestar a essas famílias, nós vamos oferecer”, afirmou o prefeito.

Participam do Plano de Contingência e monitoramento das áreas afetadas pelas chuvas o Exército, Defesa Civil Municipal, as Secretarias de Saúde, de Assistência Social, de Serviços Públicos e Convívio Urbano, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Setor de Transportes da prefeitura

O objetivo do Plano é focar as ações de prevenção e socorro para as áreas consideradas de risco, devido às chuvas prolongadas. A intenção é de fazer uso dos recursos disponíveis dos órgãos competentes, com a disponibilização de equipamentos e de pessoal para dar assistência às pessoas que vivem nessas áreas. Todos os setores responsáveis estão de prontidão. As ocorrências devem ser comunicadas aos números: 99301.6633, 192, 193