Geral

Seris investe na formação de acadêmica e profissional de alunos da Uncisal

11/05/2017
Seris investe na formação de acadêmica e profissional de alunos da Uncisal
Servidores da Ressocialização surpreendem alunos com boas práticas nos presídios. (Fotos: Jorge Santos)

Servidores da Ressocialização surpreendem alunos com boas práticas nos presídios. (Fotos: Jorge Santos)

Aproximar a comunidade acadêmica das ações desenvolvidas no sistema prisional é uma das metas da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Nesta quarta-feira (10), alunas do segundo ano do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) conheceram boas práticas adotadas pelas servidoras penitenciárias para promover a saúde dos internos no complexo penitenciário.

A iniciativa atende aos objetivos do módulo de Ambiente Terapêutico na disciplina de Processo do Trabalho em Enfermagem. A vivência possibilita aos alunos conhecerem novas técnicas para atender pacientes em hospitais, presídios, asilos, dentre outros espaços. Desta forma, os estudantes levam para a sala de aula as práticas de enfermagem observadas e a impressão sobre o papel do profissional para garantir assistência à saúde.

A coordenadora de Enfermagem da Seris, Polyanna Teixeira, lembrou que é fundamental disseminar boas práticas no âmbito acadêmico para efetivar as ações ressocializadoras dentro e fora do cárcere. “Acredito que, dessa forma, estaremos quebrando alguns paradigmas e mostrando à sociedade qual a verdadeira realidade das unidades prisionais. Aqui prestamos a assistência à saúde com responsabilidade e ética, garantindo aquilo que a lei estabelece”.

A professora do curso de Enfermagem da Uncisal, Aline Carvalho, afirmou que o sistema prisional é um excelente campo de prática para os acadêmicos, contribuindo para uma formação mais completa. “É importante inserir os alunos nesse ambiente, propiciando que eles tenham um olhar mais abrangente sobre o papel deles como profissionais. Nunca estive em um presídio e tinha uma visão muito diferente da realidade”, afirmou.

A estudante Maiza Radely Ferreira elogiou o trabalho realizado pela Ressocialização. “Achei a visita muito interessante e foi realmente surpreendente. Tinha dúvidas sobre o papel do enfermeiro nesse ambiente, e ter acesso a diferentes pontos de vista foi muito interessante. Com certeza, essa ação contribuiu positivamente para mim, tanto na vida pessoal quanto na profissional”, concluiu a acadêmica.