Geral

Reforço nas blitze reduzem em 22 % número de acidentes no trânsito em Alagoas

08/05/2017
Reforço nas blitze reduzem em 22 % número de acidentes no trânsito em Alagoas
Blitze estão auxiliando na redução do número de vítimas de acidentes em Alagoas (Foto: Radar Nacional)

Blitze estão auxiliando na redução do número de vítimas de acidentes em Alagoas (Foto: Radar Nacional)

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) lançou, nesta segunda-feira, 08, a campanha ‘Maio Amarelo’, quando foi divulgado que, em 2016, mais de 22 mil pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito no Estado. Houve uma redução de 22% no número de vítimas atendidas no Hospital Geral do Estado (HGE) de 2014 a 2016. Foram 2.614 pessoas que morreram em dois anos, resultado da educação nas blize, segundo o Detran.

No ano passado, das 688 pessoas que morreram, 39% eram condutores ou passageiros de motocicleta. Dos feridos, 60% eram usuários de moto, pedestres ou ciclistas.

Segundo o diretor-presidente do Detran (AL), Antônio Carlos Gouveia, o lançamento da campanha está trazendo mais responsabilidade e consciência para os condutores. A ONU [Organização das Nações Unidas) estabeleceu a década de 2010 como a década das ações de Trânsito.

Nos próximos dias 11 e 12 de maio, estarão reunidos representantes de Detrans de todo o elaborar a minuta de um projeto de inserção da matéria Trânsito no ensino médio nas escolas.

O custo para tratamento das vítimas no Hospital Geral do Estado chegou a R$ 376 milhões durante todo o ano passado, o que daria, segundo Gouveia, para construir seis hospitais metropolitanos em Alagoas.

O Detran divulgou redução de 15% no número de vítimas sobre motos atendidas no HGE entre 2014 e 2016. Em Arapiraca, se registrou um aumento de 6% de vítimas atendidas na Unidade de Emergência do Agreste, entre 2015 a 2016.