Geral

Obama diz que reforma da saúde foi seu maior legado como presidente

25/05/2017
Obama diz que reforma da saúde foi seu maior legado como presidente

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama qualificou nesta quinta-feira (25) a reforma da saúde, conhecida como Obamacare, como o “maior orgulho” em seus oito anos na Casa Branca e lamentou que o avanço esteja “em perigo”.

Durante encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, Obama falou sobre a cooperação internacional e fez um apelo: “não podemos nos esconder atrás de muros”.

O ex-presidente participou de um evento organizado pela Igreja Protestante Alemã, em frente ao Portão de Brandemburgo. Segundo o Guardian, os dois líderes responderam a perguntas sobre democracia feitas por um professor, um ator, um assistente social e um estudante.

É a primeira vez que ele vai à Europa após o fim de seu segundo mandato como presidente dos EUA. Em sua fala, Obama disse que o maior feito no cargo foi proporcionar atenção médica universal aos norte-americanos, mas reconheceu que não atingiu o objetivo de alcançar 100% da poplução dos EUA.

“Quando uma pessoa tem um cargo público, deve reconhecer que não conseguirá atingir 100% do que quer. O que é preciso é trabalhar junto com novas pessoas que compartilham seus valores e sua visão para fazer coisas melhores, mas sabendo que não chegará à perfeição”, afirmou Obama, citado pela agência EFE.

“Para 20 milhões de pessoas, a vida agora é melhor”, comentou, referindo-se àqueles que puderam, pela primeira vez, fazer um seguro de saúde nos EUA – país desenvolvido que não oferece cobertura universal na área.

Sem nomear o presidente atual, o republicano Donald Trump, Obama lamentou que os progressos alcançados em seu mandato estejam “em perigo”. Uma das propostas de campanha de Trump, e um de seus objetivos como líder dos EUA é derrubar o Obamacare.