Geral

Emater e São José da Tapera oficializam parceria para desenvolver agricultura familiar

09/05/2017
Emater e São José da Tapera oficializam parceria para desenvolver agricultura familiar
Termo de cooperação garante atendimento qualificado ao agricultor. Arquivo Secom e Ascom Emater

Termo de cooperação garante atendimento qualificado ao agricultor. Arquivo Secom e Ascom Emater

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, e o prefeito de São José da Tapera, Zé Antônio, oficializaram, na segunda-feira (8), termo de cooperação que marca o início de um planejamento conjunto para desenvolvimento da agricultura familiar do município.

Com o termo, os técnicos do município serão acompanhados pela equipe da Emater para ampliar a efetividade do atendimento no campo, em atenção às necessidades da região, que tem a avicultura e a bovinocultura de leite como principais fontes de renda.

O prefeito Zé Antônio explica que a parceria vai ajudar de modo significativo a melhorar a vida dos agricultores, já que São José da Tapera é um município que terá quase 100% de abrangência do Canal do Sertão, o que gera demanda por uma assistência técnica mais qualificada.

“Temos que fortalecer muito a assistência técnica e nossos agricultores para que possamos produzir mais. Também sou agricultor e entendo a importância de se deslocar novas experiências para o campo, mudar a história do agricultor com mais tecnologia”, ratificou o gestor municipal.

De acordo com o presidente da Emater, o trabalho conjunto, que vai contar com o empenho de três técnicos do município e um técnico do Instituto, busca gerar, de maneira efetiva, o aumento da produtividade e maior acesso ao crédito pelos agricultores.

“Além de atender o agricultor para levar conhecimentos relacionados à sua rotina de produção, queremos que mais famílias possam ter acesso a políticas públicas de incentivo à agricultura familiar, a exemplo Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, ressaltou.