Geral

Bombeiros de Alagoas iniciam Curso de Socorrista de Resgate 2017

19/05/2017
Bombeiros de Alagoas iniciam Curso de Socorrista de Resgate 2017

Curso terá duração de seis semanas e conta com a participação de 14 militares(Fotos: Alan Fagner)

Curso terá duração de seis semanas e conta com a participação de 14 militares. (Fotos: Alan Fagner)

Curso terá duração de seis semanas e conta com a participação de 14 militares. (Fotos: Alan Fagner)

Oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) iniciaram nesta sexta-feira (19), o Curso de Socorristas de Resgate (CSR-2017), que conta com a participação de 14 alunos. Com duração de seis semanas (286 horas), o treinamento visa promover a atualização dos militares que atuam, principalmente, no atendimento pré-hospitalar (APH).

Segundo o capitão Luiz Augusto, coordenador do CSR/2017, o curso é uma reformulação do que foi realizado em 2011. “Hoje, a capacitação tenta resgatar esse lado mais peculiar do atendimento pré-hospitalar do bombeiro, voltado para situações de trauma, situações que exigem uma maior rusticidade. Então essa é a ideia, tentar dar para os alunos uma carga maior de APH, mas com uma ‘pegada’ mais de bombeiro, voltada para a nossa atividade-fim, que é o resgate”, explicou o oficial.

Nesse primeiro dia foi feita a apresentação do ambiente virtual de aprendizagem do Corpo de Bombeiros, onde os alunos terão acesso a todo o conteúdo teórico, como também receber avisos e comunicar-se com os instrutores e monitores.

O capitão Luiz Augusto destacou ainda a qualidade do curso, que contará com mais materiais, viatura exclusiva para treinamento, simulados, estágios e visitas técnicas. “Os alunos podem esperar um curso com grade curricular muito boa, que deverá estar, com certeza, entre um dos melhores do Brasil”, garantiu.

Aluno do curso, o capitão Diogo Andrade ressalta sua importância para todas as áreas de atuação do bombeiro, uma vez que sempre que houver contato com uma vítima, o militar precisará ter conhecimentos em atendimento pré-hospitalar.

Ele reforça a necessidade da reciclagem no serviço bombeiro militar. “Nossa profissão é uma das mais técnicas que existe. Então, mais do que ninguém, precisamos nos especializar e atualizar os conhecimentos. Os estudos estão sendo feitos mundialmente e temos que estar atentos às mudanças”, afirmou o militar.

Incentivo

“A atualização do conhecimento é uma constante no serviço bombeiro militar. Para isso, a corporação tem adotado uma agenda de cursos como o de Salvamento Veicular, de Resgate em Áreas Inundadas e, agora, de Socorristas de Resgate – CSR/2017, com foco no atendimento pré-hospitalar, sempre buscando garantir o melhor atendimento possível à população alagoana”, afirmou o coronel Paulo Marques, subcomandante-geral do CBMAL.