Geral

Bombeiros alagoanos chegam ao pódio no campeonato brasileiro de jiu-jitsu

02/05/2017
Bombeiros alagoanos chegam ao pódio no campeonato brasileiro de jiu-jitsu
Atletas tiveram o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e da Secretaria Estadual de Esportes que estão sempre incentivando e valorizando os atletas de jiu-jitsu da corporação. Fotos: Arquivo pessoal

Atletas tiveram o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e da Secretaria Estadual de Esportes que estão sempre incentivando e valorizando os atletas de jiu-jitsu da corporação. Fotos: Arquivo pessoal

Disputado em Barueri entre os dias 23 e 30 de abril, o campeonato brasileiro de Jiu-jitsu reuniu cerca de 4750 atletas em disputas desde a faixa branca até a faixa preta, nas categorias de mirim ao master. A competição aconteceu no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, São Paulo, e os atletas e bombeiros militares alagoanos: sargento Nicolas Assis, Alaniel Melo e Darlan Ferreira e a cabo Suzan Baros foram representar a corporação e fizeram bonito nas terras paulistanas.

O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu e é considerada a maior competição mundial do esporte. Os atletas tiveram o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e da Secretaria Estadual de Esportes que estão sempre incentivando e valorizando os atletas de jiu-jitsu da corporação. E fazem parte da equipe alagoana Sandro Melo Jiu-Jitsu e do Team FireFighters.

A atleta Suzan, desde quando começou a treinar a arte suave, coleciona medalhas, títulos e orgulho. Já são oito medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze em pouco mais de um ano de arte suave em sua vida. Para ela foi uma emoção única pisar em um tatame de um campeonato brasileiro com tantas estrelas do jiu-jitsu e pelo amor a esse esporte.

“Nós nos esforçamos muito, treinamos duro entre um serviço e outro, sempre conciliando nossa vida profissional e pessoal com o jiu-jitsu e para nós que não temos o jiu-jitsu como profissão é mais difícil, mas não é impossível. Nós da equipe firefighters team provamos isso todos os dias”, disse a atleta que garantiu a medalha de bronze na faixa azul categoria meio pesado master nesse campeonato.

O sargento Darlan garantiu a segunda colocação na faixa azul categoria pena master e para ele foi um grande orgulho representar seu estado e sua corporação. “O campeonato brasileiro mostra pra mim a força do jiu-jitsu no Brasil. Tive o privilégio de presenciar grandes nomes da arte no tatame, de lutar com os melhores da minha categoria e ver o nível em que o jiu-jitsu está hoje. Agradeço a Deus, a todos e ao CBMAL pela oportunidade”, disse.

Também foram para o campeonato o sargento Alaniel e o sargento Nicolas, ambos faixa marrom, categorias master pena e médio, respectivamente. “Mostramos que podemos lutar de igual para igual com qualquer adversário, porém, por algum detalhe, não deu para todos trazermos medalha para casa. Foi uma experiência e um evento incríveis e agradecemos a todos pelo incentivo, o que se faz muito importante dentro de nossa corporação, para que possamos sempre nos motivar a sermos melhores onde nós estejamos”, enfatizou Alaniel.

Os atletas colocaram em seus quimonos paths com a hashtag #ForçaIzael como forma de homenagear o guerreiro Izael Martins, sargento do CBMAL, que fazia parte da equipe de jiu-jitsu da corporação e que luta pela vida. “O Izael sempre estava nos treinos e agora não vai ser diferente. Ele sempre estará com a gente seja no tatame, nos campeonatos, nas ocorrências e nas nossas vidas”, finalizou o sargento Nicolas.