Alagoas

AL é destaque em evento como um dos Estados que melhor se adaptou à atual recessão econômica

16/05/2017
AL é destaque em evento como um dos Estados que melhor se adaptou à atual recessão econômica
Economista e especialista em contabilidade e finanças públicas Raul Velloso apresentará o resultado de estudos feitos nos últimos meses em Alagoas, que tem se destacado frente à maior recessão da história. Divulgação

Economista e especialista em contabilidade e finanças públicas Raul Velloso apresentará o resultado de estudos feitos nos últimos meses em Alagoas, que tem se destacado frente à maior recessão da história. Divulgação

Há quase três décadas reunindo lideranças políticas, acadêmicas, empresariais e sociedade civil para discutir o desenvolvimento do país, o Fórum Nacional chega a sua 29ª edição com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL). Marcado para os dias 18 e 19 de maio, o evento acontece no Rio de Janeiro, com objetivo de discutir possíveis soluções e caminhos para o fim da crise econômica no Brasil.

Com o tema “Recessão, crise estadual e da infraestrutura”, o Fórum pretende contribuir para uma melhor ordenação e compatibilidade das decisões públicas e privadas, relevantes ao crescimento brasileiro. O governador Renan Filho participa mais uma vez do encontro, dessa vez no painel coordenado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. A pauta será o possível risco de um apagão de investimentos nos próximos anos.

Além da fala do gestor, o professor, economista e especialista em contabilidade e finanças públicas Raul Velloso apresentará o resultado de estudos feitos nos últimos meses com o apoio do secretário de Estado da Fazenda, George Santoro. “Em janeiro deste ano lançamos o Projeto de implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado [o Siafe] com a presença do Velloso. Desde novembro do ano passado ele vem se aprofundando nos números de Alagoas, estudando a situação fiscal do Estado como modelo”, explica Santoro.

Para Velloso, o Estado tem se destacado frente à maior recessão da história, também sinônimo de baixa arrecadação. “Alagoas tem uma história diferente dos outros Estados. Quando a atual gestão começou a situação era muito difícil. Há dois anos tem acontecido uma transformação. O déficit de caixa virou um superávit graças aos esforços de uma boa administração”, explica.

Em 2016, a receita tributária bruta de Alagoas foi a que mais cresceu no País. O Estado está investindo mais e com recursos próprios, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Resultado Primário foi 54% maior que o apresentado em 2015. Entre vários benefícios fiscais concedidos, pautas tributárias foram revisadas, alíquotas ajustadas e a malha fiscal do Estado passou a ser mais trabalhada. Uma série de reuniões aconteceu em Brasília e durante a última visita do economista a Alagoas para discutir pontos como estes.

O Fórum Nacional será a consolidação de todo o trabalho de pesquisa e análise feito pelo economista Raul Velloso. Durante o evento, um panorama geral dos estados de todo o país será apresentado. Para o professor, esta edição é uma das mais valiosas já realizadas. “É particularmente importante por causa da crise aguda que atinge vários setores da economia. Será um espaço de reflexão para dar sugestões rumo à recuperação das finanças.”