Cidades

Agricultura de Arapiraca passará a ser referência para o Nordeste e o País

27/05/2017
Agricultura de Arapiraca passará a ser referência para o Nordeste e o País
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca, Roberto Amaral (Foto: Cortesia)

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca, Roberto Amaral (Foto: Cortesia)

O novo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca, empossado no último dia 08, é o médico-veterinário Roberto Amaral, ex-gerente da empresa Vale Dourado de Palmeira dos Índios e ex-sócio-proprietário da empresa de laticínios Bona Sorte, também em Palmeira dos Índios. Residente em Arapiraca há muitos anos, Amaral é especialista na área e promete fazer da pasta uma verdadeira extensão rural de apoio à agricultura familiar.

“Podemos transformar a agricultura de Arapiraca em referência e modelo para o restante do País”, destacou.

O secretário, que já prestava uma espécie de consultoria à pasta elogiou bastante o trabalho de Julio Houly, no curto espaço de tempo em que esteve à frente da Pasta e que, por motivos estritamente pessoais, preferiu deixar o cargo.

Roberto Amaral concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal TRIBUNA DO SERTÃO, onde detalhou seus planos, principais metas e fala da atual situação da agricultura na segunda cidade do Estado de Alagoas.

Tribuna do Sertão – Quais são seus principais projetos diante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca:

Roberto Amaral – O fortalecimento da extensão rural no município e a evolução na política ambiental são as principais linhas que nortearão os projetos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.  O objetivo é promover uma agricultura moderna, ambientalmente justa e socialmente promissora.

Tribuna do Sertão – Qual a sua primeira ação como secretário?

Roberto Amaral – Revisar os planos de ações de todos os programas que estão em pleno andamento, de forma que mais e melhores resultados sejam obtidos. O prefeito Rogério Teófilo elegeu a agricultura como uma de suas prioridades de governo, ele deseja que Arapiraca seja referência no Nordeste em termos de políticas públicas para a agropecuária.

Tribuna do Sertão – Como está sendo desenvolvido o programa de distribuição de sementes na cidade?

Roberto Amaral – Estamos indo às comunidades, acompanhando a distribuição de sementes, interagindo com os produtores rurais, observando o desempenho dos trabalhos das associações comunitárias que estão inseridas no projeto. Mas antes das sementes serem distribuídas, a secretaria de agricultura do município já tinha colocado, em tempo hábil, a sua frota de tratores para arar as terras dos pequenos produtores rurais, cujo trabalho continua sem parar. Até agora já aramos mais de duas mil tarefas de terras.

Tribuna do Sertão – Desde que o sr. assumiu a Pasta, já deu tempo fazer um planejamento?

Roberto Amaral – Estamos revisando todos os planos de ações em andamento.  No próximo mês, teremos o grande momento em encontro de planejamento que definirá as novas e avançadas linhas de trabalho da Secretaria.

Tribuna do Sertão – A secretaria está bem estruturada?

Roberto Amaral – Sim. Arapiraca possui a mais bem estruturada secretaria municipal de agricultura no Estado de Alagoas. Possui uma ótima equipe, reforçada por pessoas qualificadas, competentes, conforme exigido pelo prefeito Rogério Teófilo, que acompanha tudo o que acontece em nossa rotina de trabalho.

Tribuna do Sertão – Arapiraca era reconhecida pela cultura do fumo. Esta realidade mudou?

Roberto Amaral – Mudou sim. A cultura do fumo ainda faz parte do agronegócio de Arapiraca, no entanto com menos peso que no passado. Mas é um mercado forte ainda.

O município tem indústrias fumageiras tradicionais em pleno funcionamento, as quais atuam no beneficiamento de fumo para o mercado regional, e outras para exportação.

Hoje, com a diversificação de culturas, Arapiraca é destacada no abacaxi, mandioca (temos a única agroindústria de fécula do Estado), hortaliças e fruticultura. Na pecuária, temos um dos mais modernos frigoríficos do Nordeste, que abate animais para vinte e dois municípios do Estado.

Tribuna do Sertão – A seca prolongada prejudicou os produtores?

Roberto Amaral – Muito. Afinal estamos vivendo a pior seca de todos os tempos na região Nordeste, conforme dizem estudos oficiais. Mas a incansável busca de alternativas para o enfrentamento da seca faz parte da história agrícola de Arapiraca.

Tribuna do Sertão – Existe um programa diferenciado para os pequenos produtores?

Roberto Amaral – A Secretaria tem diversos programas de apoio ao pequeno produtor rural. Principalmente agora que a agricultura familiar é uma das prioridades do governo Rogério Teófilo.

EXPERIÊNCIA E AMPLO CONHECIMENTO QUE O CREDECIARAM A ASSUMIR A PASTA:

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE no ano de 1984.

Consultor do SEBRAE, gestor de projetos e coordenador de programas, tem larga experiência na área de Medicina Veterinária, abrangendo: Gestão de Agroindústrias, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal e gestão da qualidade assegurada na produção de alimentos. Atuou na Agroindústria alagoana desde 1986. Portanto, tem 30 anos de experiência no setor.

Pós graduações:

Especialista em Controle de Qualidade em Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Cujo trabalho de monografia foi na área de carnes/frigoríficos: Desinfecção de Carnes.

Especialista em Projetos e Análises de Investimentos pelo Centro Universitário CESMAC, FEJAL.

Tem formação complementar em:

Gerenciamento para Resultados – Gestão de Projetos. Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG).

Consultor em Gestão da Segurança de Alimentos. BSI Management Systems.(British Standards Institution).

Coordenação de programas nacionais: Programa Empreender – SEBRAE/CACB, onde foi coordenador Estadual.

Formador de Multiplicadores Nacionais do Programa Alimentos Seguros. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – Ministério da Agricultura.

Recebeu diversas premiações, entre elas:

Coordenador Destaque Nacional Brasil – Programa Empreender – SEBRAE / CACB. Brasil.

Prêmio Quality Assurance Award, pela Marbo Inc. – Chicago – Illinois – USA.

Prêmio Universitário Banorte aos laureados das Escolas Superiores do Estado de Pernambuco – Brasil.

Honra ao Mérito ao laureado da UFRPE – Ministério da Educação e Cultura – Brasil.