Geral

Sistema de gestão facilita monitoramento das ações do Governo

11/04/2017
Sistema de gestão facilita monitoramento das ações do Governo
Projeto visa propiciar maior eficiência e transparência no acompanhamento das atividades do plano de ação das secretarias(Foto: Ascom/Secti)

Projeto visa propiciar maior eficiência e transparência no acompanhamento das atividades do plano de ação das secretarias(Foto: Ascom/Secti)

No intuito de promover o acompanhamento e monitoramento das ações planejadas anualmente no âmbito governamental, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) desenvolveu o sistema SGPLAN, que visa otimizar os resultados das ações, mitigando as falhas e atrasos nas entregas dos projetos.

Projeto visa ainda propiciar maior eficiência e transparência no acompanhamento das atividades do plano de ação das secretarias, promovendo otimização e redução de custos.

O sistema já começou a ser implantado em outros órgãos do Governo, a exemplo das secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e do Trabalho e Emprego (Sete), além da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Para o gerente de Sistema de Informação da Secti, Pollyanderson Malaquias, o SGPLAN é uma ferramenta de tomada de decisão que descomplica o acompanhamento da execução do plano de ação da instituição.

Nela, os gestores podem acompanhar o andamento das ações e atividades que foram definidas em seu planejamento estratégico, por exemplo, se estão sendo executadas no prazo correto, com foco nas metas e resultados desejados, melhorando assim o serviço e otimizando os projetos do Governo que beneficiarão o cidadão alagoano.

“Um diferencial desse sistema é que todas as suas funcionalidades podem ser acessadas via web, em tempo real, por meio do computador ou celular”, afirmou o gerente.

Quem já começou a utilizar, como é o caso da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) acredita que inovações como essa são sempre benéficas ao desenvolvimento do trabalho.

“O sistema foi apresentado aos gestores e todos percebemos o quão eficaz será para o nosso monitoramento, por se apresentar de forma muito prática no que diz respeito ao manuseio, pela rastreabilidade que possibilita o arquivamento de toda e qualquer alteração. Além disso, é necessário destacar a parceria da Secti, que por meio dos técnicos responsáveis pelo sistema, coloca-se sempre à disposição para auxiliar na operacionalização e para sugestões de melhorias”, disse Ana Paula, assessora de Governança e Transparência da Sete.

Em breve, a Secti pretende avançar e implantar o sistema em outros órgãos do Governo.