Geral

Secretaria de Saúde divulga como será o funcionamento das unidades na Páscoa

12/04/2017
Secretaria de Saúde divulga como será o funcionamento das unidades na Páscoa
Sesau informa como será o funcionamento das unidades de saúde durante feriadão da Semana Santa.  Carla Cleto

Sesau informa como será o funcionamento das unidades de saúde durante feriadão da Semana Santa. Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúda (Sesau) informa que a partir desta quinta-feira (13), quando começa o feriadão da Páscoa, as unidades mantidas pela secretaria irão atuar em regime de plantão. Os serviços de emergência não terão seus horários alterados, mas as unidades administrativas e as que prestam somente serviço de urgência irão atuar em horário diferenciado.

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, irá funcionar normalmente, assim como a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, que atendem exclusivamente casos de emergência. Estas unidades só devem ser procuradas em casos de extrema gravidade, a exemplo de situações que envolvam infarto e traumas causados por acidentes de trânsito e agressões por arma branca e de fogo.

”Nesta época do ano, observamos que o número de acidentes automobilísticos aumenta, especialmente em virtude do uso de bebida alcoólica. Manteremos nossa equipe multidisciplinar a postos para atender a todos os usuários que necessitarem dos nossos serviços”, salientou o superintendente de Atenção à Saúde, Rogério Barboza.

Menos Grave

Já para os casos menos graves, a população pode procurar os cinco Ambulatórios 24 Horas, localizados em Maceió. O Assis Chateaubriand está situado no bairro Tabuleiro do Martins, o Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira; João Fireman, no Jacintinho e o Noélia Lessa, no bairro da Levada.

“Os Ambulatórios 24 Horas servem como intermediação entre Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade. Eles devem ser procurados quando o paciente estiver sentindo dores de cabeça, febre, pressão alta, diarreia, crises de diabetes. Nestas unidades são realizadas apenas pequenas suturas”, informou Rogério Barboza.

A assistência pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará ocorrendo normalmente durante o feriadão. As Centrais de Maceió e Arapiraca devem ser contatadas nos casos de acidentes de trânsito, espancamentos, agressões por arma branca e de fogo.

Hemocentros

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) unidade Trapiche funciona nesta quinta-feira (13), de 7h às 18h, suspende o atendimento na sexta-feira (14) e abre no sábado (15) das 8h às 12h. O atendimento aos doadores de sangue será retomado na segunda-feira (17), assim como no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), cujo atendimento será paralisado de quinta (13) até domingo (16).

Já no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, a coleta de sangue funciona na quinta (13), das 8h às 11h30 e só será retomada na segunda (17).